Sert: Programa de Auto-Emprego estimula empreendorismo em áreas carentes do Estado

Desde a criação, foram formados 1.068 empreendimentos em 119 municípios, capacitando 30.026 pessoas

qua, 14/04/2004 - 10h04 | Do Portal do Governo

No bairro Anta Magra, município de Barra do Chapéu, um grupo de mulheres se reúne diariamente para acertar detalhes do trabalho comunitário na horta orgânica Sempre Verde Alegria. A rotina é nova para as oito donas-de-casa que nunca tinham trabalhado por conta própria e contavam apenas com a colheita do tomate, cultura típica da região, como alternativa para garantir alguma renda.

Assim como nessa pequena comunidade rural do Vale do Ribeira, região mais pobre do Estado, em outras áreas carentes também têm sido criadas empresas populares, que se destacam por serem formadas por pessoas que, até então, se viam sem alternativa de renda.

A iniciativa faz parte do Programa de Auto-Emprego (PAE), que a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) realiza há sete anos, em parceria com órgãos governamentais e entidades da sociedade civil. Nesse período, foram formados 1.068 empreendimentos, em 119 municípios, capacitando 30.026 pessoas. São empresas e cooperativas que fabricam bolsas, chinelos, fronhas, artesanato, lingerie, roupas, bijuterias e acessórios, além de realizarem coleta seletiva, entre outras atividades.

O programa foi desenvolvido pelo governo estadual a partir de um projeto original da FAO –Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. A metodologia empregada divulga a idéia de que os indivíduos têm capacidades e materiais não-utilizados que podem ser desenvolvidos e direcionados para a geração de atividades produtivas e rentáveis. Na prática, a iniciativa caracteriza-se pela participação ativa das pessoas em todo o processo de aprendizado, que envolve tarefas de organização, planejamento e realização de um empreendimento, escolhido por elas com orientação dos Técnicos de Desenvolvimento Econômico e Social (TDE`s), que são os responsáveis pelo acompanhamento de todo o processo. Eles também são qualificados e capacitados pelo mesmo método.

A comunidade é mobilizada pelas lideranças locais, contatadas pela equipe do PAE, e participa da escolha dos cursos que serão desenvolvidos e da divulgação, da seleção dos instrutores especializados que o ministrarão e até da busca dos locais onde serão realizados e da matéria-prima a ser utilizada.

Segundo o coordenador estadual do PAE, Homero Leonel Vieira Filho, a metodologia é eficaz no aumento da auto-estima, fator fundamental para o sucesso do projeto, que tem sido surpreendente. “A gente observa, freqüentemente, que nas regiões onde temos atuado há melhoria na empregabilidade e isso promove a mudança de postura, desperta a capacidade de gestão e combate o desemprego sem assistencialismo”, completa.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)