Sert: Programa de Auto-Emprego comemora sete anos de atividades

Neste período mais de 29 mil pessoas foram capacitadas

qui, 06/11/2003 - 10h53 | Do Portal do Governo

O Programa de Auto-Emprego (PAE), da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, completou, no mês de outubro, sete anos de atividades voltadas à geração de emprego e renda.

Nesse período, o PAE capacitou 29.346 pessoas para a organização de empreendimentos populares ( associações, empresas ou cooperativas), por meio do “Aprender Fazendo” da Metodologia da Capacitação Massiva, aplicada no Laboratórios Organizacionais.
Esses Laboratórios são divididos em:

● Laboratório Organizacional de Curso (LOC), que capacita os Técnicos em Desenvolvimento Econômico, para ministrar cursos nos demais laboratórios;

● Laboratório Organizacional de Terreno (LOT), que capacita pessoas de comunidades carentes a organizarem empreendimentos populares em áreas profissionais específicas;

● Laboratório Organizacional de Empresa (LOE), que capacita os funcionários de uma determinada empresa a administra-la, num processo de auto-gestão;

● Curso de Gestão, que fomenta a organização e a gestão de grupos;

● Laboratório Organizacional Dirigido (LOD), voltado para um público específico, como é o caso das famílias inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no Vale do Ribeira.

O PAE aborda a questão de geração de emprego e renda de forma inovadora, e utiliza uma metodologia que procura envolver a comunidade nas discussões de alternativas para a inserção dos indivíduos no mercado de trabalho. Tem, como princípio objetivo, organizar a população carente, para formar unidades produtivas, absorvendo a mão-de-obra ociosa.

O programa não só capacita pessoas de comunidades carentes a criarem empreendimentos populares, mas também assessora estes empreendimentos, e articula-os na participação de feiras e eventos nacionais, como a Fenit ( Feira Internacional da Indústria Textil ), e outros de âmbito regional.

Dentro da sua história, o PAE promoveu cinco ações de LOC, nos quais se formaram 268 Técnicos em Desenvolvimento Econômico, 109 ações de LOT, 18 de LOE, e 47 ações do Curso de Gestão, totalizando 29.346 formandos.

Os resultados alcançados, em números de Laboratórios e de pessoas capacitadas, só se tornaram possíveis, por causa das parcerias que o Programa estabeleceu com Secretarias, Instituições, Prefeituras, Empresas, Associações, e Lideranças Comunitárias.

Atualmente, o PAE tem em atividade 25 Laboratórios Organizacionais Dirigidos – LOD – em 10 municípios do Vale do Ribeira, e dois na cidade de São Paulo, no Jardim Iguatemi, Zona Leste da Capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

V.C.