Sert: Pesquisa revela bons resultados do Banco do Povo Paulista

Banco do Povo Paulista concedeu mais de 68 mil financiamentos superando os R$ 174 milhões de investimentos

ter, 01/06/2004 - 15h23 | Do Portal do Governo

O Banco do Povo Paulista, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, encomendou uma pesquisa ao Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa (IPEP), para avaliar a atuação do Programa de Microcrédito do Governo do Estado de São Paulo, que está completando 5 anos de atuação.

O Banco do Povo Paulista oferece crédito para capital de giro e investimentos fixos a micros e pequenos empreendedores, formais e informais, a juros de 1% ao mês. Durante os 5 anos, o Banco do Povo Paulista concedeu mais de 68 mil financiamentos superando os R$ 174 milhões de investimentos.

A pesquisa do IPEP revelou que além de garantir a manutenção de trabalho e renda para 73% dos empreendedores financiados, o Banco do Povo Paulista também colaborou com a redução do desemprego no Estado.

O IPEP valeu-se da metodologia adotada pelo BNDES e IBGE para o cálculo da geração de emprego e estimou que os financiamentos do Banco do Povo Paulista geraram 84.148 novas posições de trabalho, entre os trabalhos diretos, indiretos e as ocupações criadas pelo efeito-renda.

Os resultados confirmam o sucesso do Programa de Microcrédito do Governo do Estado de São Paulo no atendimento aos pequenos empreendimentos e a importância destes como fonte geradora de trabalho e renda.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho