Seminário: Secretário fala sobre Segurança e Qualidade de Vida em evento na Fiesp

Evento foi realizado nesta terça-feira, dia 12

qua, 13/11/2002 - 14h27 | Do Portal do Governo

O secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, participou do Seminário “Políticas Sociais e Sustentabilidade”, realizado na sede da Fiesp nesta terça-feira, dia 12. O evento teve a participação de vários palestrantes convidados, além de empresários e diretores.

O secretário iniciou a palestra comentando sobre as ações da Secretaria de Segurança Pública, como a diminuição do seqüestro, que no mês de janeiro – data de sua posse- o número de casos em andamento eram 48. Atualmente, esse número baixou para 4. Outro trabalho muito importante que a Secretaria de Segurança Pública anda realizando é com relação à segurança nas escolas.

O Policiamento Ostensivo feito por policiais militares, com prioridade em escolas de 2° grau, atende a 11.048 escolas da capital e do interior, com 4.200 PMs envolvidos. Foi desenvolvido o Grupo de Apoio e Proteção à Escola (Gape) e o Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd) feito por policiais militares com a finalidade de combater o tráfico de drogas próximo as escolas.

“A impunidade estimula o crime”

Segundo Abreu Filho, um dos compromissos da sua gestão é trabalhar contra a impunidade. “É preciso fazer entender que o criminoso não vai conseguir sair impune”, disse. “Nós temos que acreditar que a impunidade estimula o crime”. Outra questão defendida pelo secretário seria a do conceito de repressão policial, “o que não é polícia violenta, que espanca, que mata. É coibir o crime dentro da lei”, explica.

O convidado Eduardo Ribeiro Capobianco, presidente do Instituto São Paulo Contra a Violência, comentou sobre a evolução da polícia, e principalmente sobre o caso do criminoso Andinho. “Se ele não tivesse sido preso teríamos um crime ascendente na região. A polícia estancou um processo em Campinas”, disse. O Presidente do Instituto São Paulo Contra a Violência foi indagado pelo jornalista Gilberto Dimenstein se ele acredita que houve um avanço na questão de impunidade. “Acho que sim. Percebo isso, principalmente com a contenção do PCC, que tentou se impor e foi contido. A imagem da polícia violenta foi quebrada, pois afinal de contas a polícia inteligente é a que resolve, que sai na frente”, defende Capobianco.

De acordo com presidente do Instituto, a Secretaria de Segurança Pública tem feito um trabalho bastante eficiente. “As ações policiais tem apresentado resultados”, conclui.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança

M.J.