Seminário: Justiça promove Seminário Estadual de Prevenção às Drogas

Brasil deve procurar novas e eficazes formas de prevenção

sex, 20/09/2002 - 18h20 | Do Portal do Governo

Pesquisas apontam que 11,6% da população brasileira já usou algum tipo de droga psicotrópica. Número superior à Colômbia, próxima ao Chile e inferior aos EUA (34,8%). Para encontrar meios eficazes de combate e de prevenção ao uso de drogas, na próxima semana, dias 26 27, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania promoverá, em São Paulo, o Seminário Estadual de Prevenção às Drogas. Em quatro painéis serão discutidos: Justiça Terapêutica; Adolescência e as Drogas; Dependência Química e as Políticas Internacionais de Prevenção ao uso de drogas.

O encontro estadual será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, no auditório da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (Páteo do Colégio, 184 – Centro). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (0xx11) 3291-2723 e 3291-2746.

Durante o seminário juristas, médicos, comunicólogos, cônsules da Holanda, Itália, Espanha e EUA, estudantes, entidades ligadas ao assunto estarão discutindo a questão, que tem vitimado principalmente os adolescentes. Ao final do evento, um Protocolo de Intenções também deverá ser firmado entre a Secretaria da Justiça, o Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen) e Conselho Municipais Antidrogas (Comads) para que os municípios realizem um trabalho conjunto de prevenção.

Participam do Seminário como palestrantes, o Secretário Nacional Antidrogas, Paulo Roberto Uchôa; a escritora e novelista, Glória Perez; o médico psiquiatra da Escola Paulista de Medicina, Ronaldo Laranjeira; o presidente do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Hospital das Clinicas, Arthur Guerra; o juiz de Direito Criminal, Carlos Alberto Corrêa, e o diretor do Denarc, Ivanei Caires de Souza. O apresentador do programa da MTV, Jairo Bouer, e a colunista do Jornal Folha de São Paulo, Sônia Francine, também estarão presentes.