Seminário: IPT realiza curso interno sobre prevenção em acidentes de trabalho

Evento será realizado até esta sexta-feira, no auditório do Instituto

qua, 02/04/2003 - 11h07 | Do Portal do Governo

Até esta sexta-feira, dia 4, será realizada a 12ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que levará aos funcionários do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) informações sobre saúde e qualidade de vida. O evento acontece no auditório do próprio Instituto, na Cidade Universitária na USP.

O seminário inclui diversas palestras e atividades lúdicas que visam conscientizar os funcionários do IPT, órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia,Desenvolvimento Econômico e Turismo, sobre a importância de cuidar do corpo e da mente para garantir um futuro de vida longo e saudável.

Às 14 horas desta quarta-feira, dia 2, ocorrerá uma palestra sobre problemas de postura seguida de atividade de avaliação postural ministradas pelo Prof. Dr. Waltecir Lopes, do Hospital Bandeirantes.

Amanhã, dia 3, terão duas palestras: a primeira, às 9 horas, com a
psicóloga do Projeto RH2O, Cinthya Dias, será sobre motivação pessoal e profissional. Às 14 horas, cudados gerais com a visão será o tema abordado pelo oftalmologista Dr. Roberto Anbar.

O seminário encerra-se nesta sexta-feira, dia 4 com a palestra da profª. Ana Cristina Limongi, da Faculdade de Economia e Administração da USP, sobre qualidade de vida e estresse no trabalho. Logo após, às 14 horas, será realizada a peça O Exterminador de Problemas, da Cia Andarilhos Prod. Artísticas S/C Ltda. A peça irá abordar a questão da qualidade de vida
através de um retrato do cotidiano dos funcionários. Às 15h30, a
diretoria executiva do IPT irá reunir-se para realizar o encerramento da semana.

A 12a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma
iniciativa que vem ao encontro de uma série de medidas que refletem a crescente preocupação do IPT em relação à saúde e à segurança dos
funcionários. Já foi iniciado o treinamento de 12 agentes avaliadores de perigos e riscos que irão fazer um levantamento completo, em todas as unidades do campus do IPT, das situações perigosas e de risco à saúde às quais os trablahadores do Instituto estão eventualmente expostos.

Além disso, teve início neste mês o treinamento de cerca de 80 funcionários do Instituto que atuarão como socorristas em situações de emergência médica dentro do IPT. Também já está em funcionamento, desde o dia 28 de fevereiro, o ramal 888. Trata-se de um ramal de emergência que, quando solicitado, acionará com agilidade uma equipe médica para casos de acidentes ou maus súbitos.

Da Assessoria de Imprensa do IPT

V.C.