Seminário: Intermodalidade foi tema de debate em seminário sobre transportes

nd

qui, 16/08/2001 - 11h54 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado dos Transportes realizou nesta quarta-feira, no auditório do hotel Crowne Plaza, seminário sobre intermodalidade dos transportes com o tema ‘As questões chave e os terminais intermodais de cargas’.

A primeira exposição ficou por conta do presidente da Dersa, Sérgio Luiz Gonçalves Pereira, que abordou a questão ‘O Rodoanel Mário Covas e reestruturação da movimentação de cargas na RMSP’. Ele ressaltou a importância do Rodoanel na transposição da Região Metropolitana e, como conseqüência do empreendimento, a montagem de uma estrutura logística por parte da iniciativa privada, levando crescimento econômico e desenvolvimento social para a região.

Milton Xavier, diretor de Planejamento da Dersa, abordou o tema ‘O PDDT e os fluxos de carga no Estado de São Paulo’. Em sua exposição, Xavier destacou alguns aspectos do Plano Diretor de Desenvolvimento de Transportes para o Estado, evidenciando o papel do transporte intermodal na distribuição de carga no Estado. Ressaltou que a intermodalidade pressupõe a combinação de modos, buscando aproveitar as vantagens competitivas de cada um deles.

A última palestra foi proferida pelo especialista em desenvolvimento, operação e tecnologia intermodais, Dr. Frank Harder (Filadélfia–EUA), que destacou as experiências americanas no transporte e nos terminais intermodais.