Seminário: Fapesp promove seminário sobre genômica para a imprensa

nd

qui, 29/08/2002 - 18h24 | Do Portal do Governo

O Conselho de Informações sobre Biotecnologia realiza, no próximo dia 17 de setembro, o primeiro workshop para a imprensa sobre genômica, ‘O Uso da Informação Genômica na Agricultura’.

O encontro terá palestras de José Fernando Perez, diretor científico da Fapesp e um dos idealizadores do programa Genoma no Brasil, Fernando Reinach, diretor-executivo da Votorantim Ventures e um dos responsáveis pelo seqüenciamento da bactéria Xylella fastidiosa, Paulo Arruda, professor da Unicamp e um dos organizadores do programa Genoma-FAPESP, e Adilson Leite, professor do Departamento de Genética e Evolução da Unicamp.

Por iniciativa da Fapesp, o Genoma Xylella foi o primeiro projeto Genoma brasileiro. As pesquisas começaram em 1997 e o seqüenciamento da bactéria foi concluído em janeiro de 2000, com a participação de 34 laboratórios da rede ONSA (do inglês, Organização para Seqüenciamento e Análise de Nucleotídeos) e do Fundo de Defesa da Citricultura, Fundecitrus.

A rede conta com 65 laboratórios paulistas e foi formada pela Fundação para o desenvolvimento de pesquisas na área. Causadora da praga do amarelinho, ou clorose variegada de citros (CVC), a Xylella fastidiosa foi o primeiro fitopatógeno vegetal seqüenciado no mundo.

O workshop acontece no Hotel Sofitel, dia 17 de setembro, das 9hs às 13hs. Mais informações pelo telefone (11) 3017-5300.