Seminário: Educadores discutem propostas para melhorar educação do País

A idéia é criar um plano 'sustentável' para a educação

seg, 26/05/2003 - 18h25 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unesp

A UNESP participa da elaboração dos Planos Municipais e Estaduais de educação, que devem ser concluídos até 15 de outubro deste ano pelo Conselho Estadual de Educação e, posteriormente, submetidos à aprovação das Câmaras Municipais e Assembléia Legislativa, respectivamente.

Em maio, foi realizado, na Faculdade de Ciências e Letras (FCL), campus de Araraquara, o primeiro de uma série de seminários para debater o assunto. O Rumos da Educação em São Paulo contou com a participação de docentes da UNESP, diretores de escolas e representantes de secretarias de educação de cerca de 60 cidades da região. A elaboração desses planos está prevista na lei federal 10.174, de 9 de janeiro de 2001, e busca uma consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Educação.

Segundo Pedro Ganzelli, docente da FCL e um dos coordenadores dos seminários, ‘a idéia é termos um plano de estado, e não de governos, para a educação’. O coordenador explica que não há perenidade nas políticas educacionais nos âmbitos municipais, estaduais e federal, o que leva à não integração entre os ensinos praticados nos estados, municípios e união. ‘Hoje, cada governo faz a sua política educacional, mas precisamos de diretrizes comuns.’

O especialista cita o exemplo das políticas de financiamento, como a do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef) e planos de carreira dos professores, responsáveis por essas diferenças. ‘Não podemos perder a oportunidade de propor mudanças na educação. É o momento certo para colocarmos as nossas teses em discussão’, alerta um dos palestrantes, Cláudio Gomide, docente da FCL e representante da UNESP no Conselho Estadual de Educação.
V.C.