Seminário: Cepam fala sobre responsabilidade dos governantes para prefeitos da região de Campinas

Evento foi realizado em Hortolândia, nesta terça-feira, dia 16

ter, 16/08/2005 - 16h46 | Do Portal do Governo

Cerca de 100 pessoas assistiram à palestra sobre a responsabilidade dos governantes municipais que o presidente do Cepam, Renato Amary, fez nesta terça-feira, dia 16, no Instituto Adventista São Paulo – IASP, em Hortolândia, durante a reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas – RMC, que é integrada por 19 municípios.

A mesa foi composta pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos; pelo prefeito de Jaguariúna e vice-presidente do Conselho, Tarcísio Cleto Chiavegato; pelo prefeito de Hortolândia, Ângelo Augusto Perugini, e pelo secretário executivo do Conselho, Peter Walker.

Eventos do Cepam percorrem todas as regiões do Estado

Renato Amary falou sobre a importância do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal pelos governantes municipais, ressaltando que “o administrador público deve nortear sua gestão no tripé: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e qualidade de vida”.

Amary afirmou que, seguindo a orientação do governador Geraldo Alckmin, o Cepam está sendo levado “para todas as regiões do Estado de São Paulo, com informações e cursos de capacitação sobre temas e questões que envolvem a administração municipal”.

Após a palestra do presidente Renato Amary, a programação incluiu assuntos da pauta do Conselho e uma apresentação do superintendente da Caixa Econômica Federal, Isaac Samuel dos Reis, sobre os programas e recursos disponibilizados pelo banco.

O evento faz parte de um ciclo de palestras promovido pelo Cepam em várias regiões do Estado desde julho passado.

Hortolândia: último seminário regional PPA

Também em Hortolândia, mais de 30 técnicos das áreas de finanças e planejamento de 10 municípios da Região Metropolitana de Campinas participaram do Seminário regional PPA O Município no Rumo Certo, realizado pelo Cepam em parceria com a Prefeitura Municipal, no auditório do Instituto Adventista São Paulo – Iasp.

Este é último seminário de uma série de 13 que foram promovidos pelo Cepam por todo o Estado para auxiliar as prefeituras na elaboração do seu Plano Plurianual 2006-2009.

O seminário foi aberto pelo assessor Edson Marcusso, representando o presidente do Cepam, Renato Amary, e seguiu com as palestras dos técnicos do Cepam, Vera Martins e Luiz Antonio da Silva.

O assessor Edson Marcusso esclareceu que o Cepam vem exercendo seu papel de levar “ferramentas e instrumentos de gestão aos municípios paulistas, promovendo a troca de experiências e as discussões das questões do dia-a-dia das administrações municipais”.

Participaram do seminário do Cepam servidores públicos, advogados, técnicos de finanças e planejamento dos Municípios de Hortolândia, Mogi Mirim, Nova Odessa, Holambra, Indaiatuba, São Caetano do Sul, Santo Antonio de Posse, Vinhedo, Itapecerica da Serra e Itapira.

Temas como planejamento municipal, governabilidade, indicadores e metas, planejamento responsável, compatibilidade com a LDO e a LOA foram detalhados durante as palestras dos técnicos do Cepam Vera Martins e Luiz Antonio da Siva.