Semana Mundial da Alimentação acontece no Itesp

Confira a programação

ter, 16/10/2001 - 11h38 | Do Portal do Governo


A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo ‘José Gomes da Silva’ (Itesp), órgão ligado à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, preparou uma programação especial para a Semana Mundial da Alimentação. Até esta sexta-feira, dia 19, está sendo realizada uma exposição de produtos da reforma agrária na sede do Itesp.

Nesta terça-feira, dia 16, Dia Mundial da Alimentação, acontece a abertura oficial do evento, às 13h30. Às 14 horas, a diretora-executiva do Itesp, Tânia Andrade, falará sobre o tema ‘Agricultura familiar e a produção de alimentos’.

Na seqüência, Shiro Myasaka, da Associação dos Produtores de Agricultura Natural (Apan), abordará o tema ‘Agricultura orgânica e o desafio do abastecimento’.

Às 15h45, haverá palestra com Maria Angélica Medeiros, professora da PUC e da Unimep, sobre o tema ‘A fome no mundo – um desafio de todos’.

A última palestra do dia, ‘Produção familiar – do produtor ao consumidor sem intermediários’, ficará a cargo do engenheiro agrônomo Antônio Oswaldo Storel Júnior, da prefeitura de Campinas.

Itesp

Os participantes da Semana Mundial da Alimentação também terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Itesp, que é o órgão responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária no Estado de São Paulo.

Atualmente, o Estado conta com 137 projetos de assentamentos de trabalhadores rurais, beneficiando 8.828 famílias. No ano passado, esses assentamentos produziram 1.700 toneladas de arroz, 1.100 de feijão e 26.117 de milho. Existem, já identificados, mais de 50 grupos com potencial para a agroindustrialização e duas agroindústrias já legalizadas na região de Andradina.

Além disso, São Paulo também possui 13 comunidades reconhecidas como remanescentes de quilombos, todas atendidas pelo Itesp.

Semana Mundial da Alimentação
Abertura: Terça-feira, dia 16 de outubro de 2001
Horário: A partir das 13h30

Programação:

Data: Até sexta-feira, dia 19 de outubro de 2001
Local: Sede do Itesp, avenida Brigadeiro Luís Antônio, 554, São Paulo-SP

Visite o site do Itesp