Semana da Solidariedade leva crianças carentes para parque temático

O terceiro dia da Semana foi cheio de diversões

qui, 29/09/2005 - 14h30 | Do Portal do Governo


“Estou me divertindo muito!”. “Hoje é só alegria!”. “Esse parque é muito lega!”. “Estou amando o passeio!”. Era o que mais se ouvia ontem das 2.200 crianças de 27 entidades da capital que foram passar o dia no Hopi Hari, parque de diversões temático em Vinhedo. A felicidade era contagiante no terceiro dia da Semana da Solidariedade, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (Fussesp), este ano voltada para a criança.

Após brincarem nas atrações do parque, montanha russa, carrossel, roda gigante, carrinho de bate-bate e muitos outros, as crianças comeram lanches doados por patrocinadores do evento: sanduíche, batata frita, suco e sorvete. Eufóricos, corriam de um brinquedo para o outro sem parar!

“É a primeira vez que venho aqui, estou adorando, quero andar em todos os brinquedos antes de ir embora”, disse animado Rodrigo*, 15 anos, morador do Lar Tia Maria, em Mandaqui.

“Hoje é uma oportunidade única para essas crianças. Queremos chamar a atenção da sociedade, mostrar a importância de realizar ações sociais para as crianças”, afirmou Lu Alckmin, presidente do Fussesp e idealizadora da Semana da Solidariedade.

O evento contou ainda com a apresentação da Universidade Livre do Circo (UniCirco), projeto do ator Marcos Frota. Palhaços, malabaristas, trapezistas, dançarinas e outros artistas trouxeram mais mágica para o dia. O espetáculo causou encantamento e euforia nas crianças que o assistiram. “Gostei muito do carrossel, mas o show do circo foi o mais legal hoje”, animou-se Iuri*, 5 anos. Eduardo*, de 4 anos, concordou com seu amiguinho: “Achei muito legal o palhaço andando naquela bicicleta pequininha”, disse.

“Essa química que existe entre as crianças e o circo é maravilhosa. E uma semana como essa, trazer essas crianças aqui, abrir nosso coração para essa causa é o verdadeiro exercício da solidariedade”, afirmou Marcos Frota.

Estavam presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Municipal de Vinhedo, Silvia Donato, o Secretário Estadual da Juventude, Lars Grael e o Secretário Estadual da Educação, Gabriel Chalita, que junto com Lu Alckmin também aproveitaram as atrações do Hopi Hari.

Para participar da Semana da Solidariedade, a sociedade civil pode fazer doações de brinquedos, medicamentos, móveis, utensílios domésticos, fraldas e alimentos não perecíveis. As instituições também precisam do trabalho voluntário de profissionais como médicos, dentistas, psicólogos e de pessoas que colaborem visitando essas crianças. Basta procurar a entidade mais próxima ou entrar em contato com o Fussesp no número: 11 3874 6738, ou pelo site www.fundosocial.sp.gov.br.

*Os nomes usados aqui são fictícios.

Adriana Fares

Confira a Programação da Semana da Solidariedade

QUINTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO

10h00 Visita à Associação das Damas de Caridade de São Vicente de Paulo/Casa Pia São Vicente De Paula
Presidente: Celeste Bueno Bussamara
Contato: 3667-5801
Abriga 62 crianças de 7 a 10 anos com autorização familiar
Local: Alameda Barros, 539 Santa Cecília – Centro

14h00 Visita à Casa da Criança
Presidente: Maria Odette Molando Amaral
Contato: 5579 2367 / 5571 4134
A casa abriga 85 crianças de 2 a 4 anos, que permanecem no local de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, com autorização familiar
Local: Rua Ambrozina de Macedo, 194 – Vila Mariana – Zona Sul

16h00 Visita à Associação das Senhoras Evangélicas
Presidente: Miriam
Contato: 5061 1655
A casa abriga 22 crianças de 2 a 16 anos encaminhadas pela Vara Infantil e Conselho Tutelar
Local: Rua Madame Curie, 219 – Saúde

SEXTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO

9h00 Visita ao Lar Dona Cotinha
Presidente: Kiyoshi Ussui
Contato: Maria Graça Luiza Ussui – 6692 0565 – 6601 9228
Creche com 32 crianças e adolescentes com até 17 anos encaminhadas pela Vara Infantil
Local Rua Messias De Pina, 77 – Mooca – Zona Leste

12h00 Visita à Prohacc – Associação Proteção Habitacional para crianças carentes – Internato Lar São Judas Tadeu 1
Presidente – Elias Tadeu Batista
Contato Zilda: 3941 2843 / 6041
Abrigo com 40 crianças e adolescentes ( 2 a 17 anos) encaminhadas pela Vara Infantil ou Conselho Tutelar.
Local: Rua Stefano Mouse, 651 – Pirituba – Vila Clarice

17h00 Apresentação da peça ‘Poeira de Estrelas’, com Eduardo Bakr e Thompson com direção de Tadeu Aguiar
Local: Auditório Ulisses Guimarães – PB