Semana da Solidariedade começa com visitas às entidades

Lu Alckmin visita instituições nas zonas Leste e Norte da Capital

seg, 26/09/2005 - 21h10 | Do Portal do Governo


Um caso de violência que resultou em solidariedade. Luis Eduardo Zuccan passou por um seqüestro e foi assaltado várias vezes. Ficou traumatizado e achava que a punição aos criminosos seria a única solução para melhorar a sociedade. Andando por um parque, porém, observou o trabalho de uma educadora junto a várias crianças e foi conhecer a entidade na qual ela trabalhava. ‘Comunidade Eclesial de Base Sítio Pinheirinho’ (CEBASP). Lá sentiu-se ‘adotado’ pelos menores e hoje, como presidente da entidade, diz que ‘a melhor forma de evitar a violência é acolher e educar as crianças’. Este é um dos objetivos da Semana da Solidariedade, cujo tema deste ano são crianças, que é promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), de 26 a 30 de setembro.

Nesta segunda-feira, dia 26, primeiro dia da Semana da Solidariedade, Lu Alckmin, presidente do Fundo Social, visitou três instituições que trabalham com criança carentes, nas zonas Leste e Norte da Capital.

‘É preciso que haja o compromisso ético, moral e emocional da população com as crianças, o respeito com as diferenças e a igualdade de chances para que todos possam desenvolver com dignidade seus potenciais físico, mental e moral. Toda a criança tem direito à educação, lazer, esporte, alimentação, saúde, convivência familiar e comunitária, enfim, direito à vida’, disse Lu Alckmin durante visita à primeira instituição, CEBASP.

A Comunidade Eclesial é uma instituição diferenciada, pois trabalha com um abrigo e uma creche. As 100 crianças que moram no local, encaminhadas pela Justiça, convivem, durante o dia, com as demais crianças da comunidade, que permanecem na creche enquanto seus pais trabalham. Foi a forma encontrada pela instituição para que valores afetivos, familiares e sociais pudessem ser partilhados por todos eles. Um exemplo é um menino de 5 anos que, encaminhado para a instituição pelo Conselho Tutelar, tentou fugir escalando um muro alto. Ao ser indagado sobre os perigos que corria, respondeu que sabia subir em qualquer lugar e que também estava acostumado a viver na rua, inclusive dormir em praças públicas. Após um mês no abrigo, ele fez muitos amigos e está decidido a permanecer no local. Hoje afirma que quando crescer quer ser bombeiro ‘para salvar a vida das pessoas’.

Já na segunda visita, Lu Alckmin foi à ‘Nossa Creche 2’, onde 70 crianças até quatro anos permanecem no local apenas durante o dia. Segundo uma das educadoras, a maioria das crianças são de famílias extremamente carentes e são levadas até lá pelas mães para que possam ter alimentação.

Na última visita do dia, a presidente do Fundo Social esteve o ‘Projeto de Incentivo à Vida’ (PIVI). Lá conheceu a história de Rosa Aparecida de Jesus que, juntamente com seu marido, Grynmberg, fundou a instituição com o objetivo de abrigar crianças portadoras de HIV e outras enfermidades. Hoje, atende 92 crianças e adolescentes com idade até 17 anos e sem convênio com órgãos governamentais. Sobrevive de doações e voluntariado. Segundo Rosa, o PIVI precisa de muita ajuda, mas principalmente de solidariedade, de pessoas que estejam dispostas a doar amor.

Ao terminar a programação do dia, Lu Alckmin afirmou que o amor, o acolhimento e as oportunidades, proporcionam segurança e auto-estima às crianças. E que essas condições e a garantia de seus direitos só são possíveis com a mobilização do governo e participação da sociedade civil.

Para participar da Semana da Solidariedade, a sociedade civil pode fazer doações de brinquedos, medicamentos, móveis, utensílios domésticos, fraldas e alimentos não perecíveis. As instituições também precisam do trabalho voluntário de profissionais como médicos, dentistas, psicólogos, e de pessoas que colaborem fazendo visitas a essas crianças. Basta procurar uma entidade mais próxima ou ligar para o Fussesp (11) 3874 6738.

Assessoria de Imprensa

Confira a programação da Semana da Solidariedade

TERÇA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO

09h00 Visita ao Lar Espírita Infantil Allan Kardec – Internato com finalidade jurídica de uma escola que atendas os Ensinos Fundamental e Médio, além da profissionalização de aprendizes.
Presidente: Celso Serafim
internato com 60 crianças de 2 a 23 anos ( em formação sequencial)
semi – internato com 160 crianças
Autorização familiar
Tel.: 5514 3220
Local: Rua Capão Redondo, Nº 1 – Santa Margarida – Zona Sul

11h30 Visita à Associação Cristã de Casais Vila Acalanto
Contato: Irmã Natália 5514-6327
Abrigo com 44 crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar.
Local: Estrada Guarapiranga, 1050 – Guarapiranga – Zona Sul

16h30 Visita ao Lar Escola Cairbar Schutel
Contato: Joziane
Presidente: Reinaldo Correa 3742 0516
Abrigo com 65 crianças de 1 a 16 anos – encaminhadas pela Vara Infantil.
Local: Rua Francisco Preto, 213 – Vila Morse – Zona Sul

21h00 Evento “O Teatro Infantil Brasileiro”, com Arrecadação de Brinquedos para a Semana da Solidariedade
Local: Aldeia Turiassu, 928 – Fone: 3864 4795

QUARTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO
Passeio com cerca de 2.500 crianças de entidades, que atendem crianças e adolescentes de escolas da rede estadual de ensino, e que estarão participando da Semana da Solidariedade no Hopi Hari. Permanecerão no local das 10 às 17 horas, com direito à alimentação.

QUINTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO
10h00 Visita à Associação das Damas de Caridade de São Vicente de Paulo/Casa Pia São Vicente De Paula
Presidente: Celeste Bueno Bussamara
Contato: 3667-5801
Abriga 62 crianças de 7 a 10 anos com autorização familiar
Local: Alameda Barros, 539 Santa Cecília – Centro

14h00 Visita à Casa da Criança
Presidente: Maria Odette Molando Amaral
Contato: 5579 2367 / 5571 4134
A casa abriga 85 crianças de 2 a 4 anos, que permanecem no local de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, com autorização familiar
Local: Rua Ambrozina de Macedo, 194 – Vila Mariana – Zona Sul

16h00 Visita à Associação das Senhoras Evangélicas
Presidente: Miriam
Contato: 5061 1655
A casa abriga 22 crianças de 2 a 16 anos encaminhadas pela Vara Infantil e Conselho Tutelar
Local: Rua Madame Curie, 219 – Saúde

SEXTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO

9h00 Visita ao Lar Dona Cotinha
Presidente: Kiyoshi Ussui
Contato: Maria Graça Luiza Ussui – 6692 0565 – 6601 9228
Creche com 32 crianças e adolescentes com até 17 anos encaminhadas pela Vara Infantil
Local Rua Messias De Pina, 77 – Mooca – Zona Leste

12h00 Visita à Prohacc – Associação Proteção Habitacional para crianças carentes – Internato Lar São Judas Tadeu 1
Presidente – Elias Tadeu Batista
Contato Zilda: 3941 2843 / 6041
Abrigo com 40 crianças e adolescentes ( 2 a 17 anos) encaminhadas pela Vara Infantil ou Conselho Tutelar.
Local: Rua Stefano Mouse, 651 – Pirituba – Vila Clarice

17h00 Apresentação da peça ‘Poeira de Estrelas’, com Eduardo Bakr e Thompson com direção de Tadeu Aguiar
Local: Auditório Ulisses Guimarães – PB