Semana da Mulher: Programa recupera auto-estima de vítimas de violência sexual

Com assistência médica, psicológica e jurídica, vítimas são atendidas no Hospital Pérola Byington, um centro de referência da saúde da mulher

qui, 07/03/2002 - 9h34 | Do Portal do Governo

Pioneiro no Brasil, o Programa Bem-Me-Quer foi criado na Capital de São Paulo em 2001, para atender gratuitamente mulheres e crianças de até 14 anos, vítimas de violência sexual. Com o objetivo de recuperar a auto-estima dessas vítimas, com assistência médica, psicológica e jurídica, é uma das mais importantes iniciativas do governo de São Paulo em favor da mulher.

Sob os cuidados de uma assistente social – após a notificação do crime em delegacia, a vítima é levada em veículo da Secretaria da Segurança Pública ao Hospital Pérola Byington, considerado centro de referência da saúde da mulher. Após a coleta de provas da agressão, é examinada e recebe um coquetel de remédios anti-aids, pílula do dia seguinte, vacina contra hepatite B e outros medicamentos, para evitar riscos de doenças contagiosas.

Os exames legais são feitos exclusivamente por 15 médicas legistas, da equipe de sexologia do Instituto Médico Legal, que com a implantação do programa passaram a trabalhar no hospital, atendendo até 20 pessoas por dia. O tratamento psicológico pode durar meses, e é acompanhado por assistentes sociais. A Procuradoria da Assistência Judiciária atua na defesa dos interesses das vítimas.

Mesmo sem boletim policial, a qualquer hora do dia ou da noite, a vítima pode se dirigir diretamente ao Pérola Byington, no centro da Capital. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública em parceria com as Secretaria da Saúde e Procuradoria Geral do Estado e pode ser estendido ainda este ano para algumas cidades do Interior. Já estão sendo desenvolvidos projetos-pilotos nos municípios de Ribeirão Preto, Sorocaba e Campinas. Vários Estados e até outros países, como México, Colômbia e Bolívia demonstraram interesse em implantar o programa paulista.

Informações:
www.saopaulo.sp.gov.br/hotsite/bemmequer/index.htm
Coordenadora da programa: Mônica Esposito
Telefone (11) 232-3433, ramais 292 e 342

Takao Miyagui

Semana da Mulher – Leia também:
Igualdade de oportunidades para as mulheres é tema de livro

Em defesa da mulher, a ação de 125 delegacias de polícia

Governo oferece orientação jurídica gratuita à mulher

Metrô de São Paulo promove exposição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Mais da metade das pessoas que receberam financiamentos do Banco do Povo Paulista são mulheres

Memorial da América Latina promove exibição de filmes com musas do cinema

CPTM inaugura exposição na estação Barra Funda