Semana da Mulher: Programa Bem-Me-Quer oferece atendimento gratuito às vítimas de violência sexual

Iniciativa evita o contágio de doenças sexualmente transmissíveis e ajuda a recuperar a auto-estima das mulheres agredidas

qua, 06/03/2002 - 12h04 | Do Portal do Governo

Oferecer orientações médicas e psicológicas às vítimas de violência sexual é uma das iniciativas do Governo do Estado desenvolvidas especialmente para atender as mulheres. A medida evita que o trauma se torne ainda mais grave, disponibilizando atendimento imediato gratuito para impedir o contágio de doenças sexuais e para as mulheres não perderem a auto-estima.

Criado pela Secretaria da Segurança Pública em parceria com as secretarias da Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social e Procuradoria Geral do Estado, o Programa Bem-me-Quer já atendeu gratuitamente mais de 3.800 casos entre janeiro de 2001 e março de 2002, na Capital. Em média, são feitos 12 atendimentos por dia.

As vítimas são orientadas a fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima do local da agressão. Da delegacia, elas são transportadas até o Hospital Pérola Byngton em uma ambulância especialmente equipada. No local, 15 médicas legistas realizam os exames necessários e aplicam um coquetel de remédios anti-aids, pílula do dia seguinte, vacina contra hepatite “B” e outros medicamentos.

Segundo a coordenadora do programa, Mônica Esposito, o atendimento integrado é fundamental para diagnosticar todas as necessidades. “Antes, a mulher fazia a queixa na delegacia e era orientada a procurar o Instituto Médico Legal (IML) para realizar os exames. Muitas deixavam de ir por falta de dinheiro para o transporte ou por falta de tempo. Em outros casos, elas iam ao IML somente alguns dias depois, não sendo mais possível encontrar as lesões”, disse.

O programa também oferece tratamento psicológico. O trabalho é realizado no Ambulatório de Violência Sexual do Hospital Pérola Byngton e pode durar meses. Além disso, são agendados dia e hora com a Procuradoria da Assistência Judiciária para defesa dos interesses da vítima.

Neste ano, o Bem-me-Quer poderá ser estendido para algumas cidades do Interior. Nos municípios de Ribeirão Preto e Campinas já estão sendo desenvolvidos projetos pilotos. “Também está em estudo para ser implantado em Sorocaba e Guarulhos”, informou Esposito.

Devido ao sucesso e à aceitação das vítimas, outros Estados e até outros países, como o México, Colômbia e Bolívia, também estão interessados em implantá-lo. As informações sobre o programa podem ser obtidas com as assistentes do programa, pelo telefone (0XX11) 232-3433, ramais 292 ou 341.

Pioneiro no Brasil neste tipo de atendimento, o Bem-me-Quer é um dos programas do Governo do Estado voltados especialmente para a saúde e o bem-estar da mulher. No dia 8 de março, próxima sexta-feira, será comemorado o Dia Internacional da Mulher.

Rogério Vaquero

Leia também:
Igualdade de oportunidades para as mulheres é tema de livro

Metrô de São Paulo promove exposição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Memorial da América Latina promove exibição de filmes com divas do cinema para comemorar a Semana da Mulher