Semana da Criança é comemorada em unidades da Casa da Solidariedade

Aviso de Pauta - Quinta-feira, dia 14

qui, 14/10/2004 - 9h04 | Do Portal do Governo

Mais de 500 crianças e adolescentes em situação de risco, assistidos pelas Casas de Solidariedade dos Campos Elíseos e do Parque D. Pedro II, comemoram a Semana da Criança nesta quinta-feira, dia 14, às 14 horas. Apresentações de atividades circenses, capoeira, teatro, dança, coral e cameratas serão realizadas durante toda a programação. Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade, instituição que coordena as Casas, participará da grande festa, que também contará com a distribuição de brinquedos, álbuns, figurinhas, esfihas e sorvetes, além da exibição de filmes. Na Casa de Campos Elíseos, as crianças comemoram pela manhã.

Para Lu Alckmin, o objetivo das Casas é oferecer oportunidades para essas crianças e adolescentes, de forma que eles descubram e desenvolvam seus potenciais para a vida.

As Casas de Solidariedade atendem crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, que estudem na rede pública de ensino. Todas em situação de risco, convivendo no seu cotidiano com a violência, o abandono e a violação de seus direitos básicos, são propensos à marginalização. Em suas origens, vêm de famílias numerosas e de baixa renda, suas residências são insalubres (cortiços, favelas) e a família tem sub-emprego ou estão desempregadas. Em suas rotinas, eles não têm condições que lhes garantam alimentação adequada, educação, convívio familiar e comunitário.

O objetivo desses espaços é justamente criar possibilidades para que as crianças e adolescentes possam reconstruir e exercitar a cidadania. O trabalho desenvolvido nessas Casas complementa a relação escola-família-comunidade com atividades que proporcionam a chance da criança e do adolescente obter uma formação, adquirir bons hábitos de higiene e de saúde e a fazer corretamente uma boa alimentação.

Dessa forma, os assistidos freqüentam as escolas públicas e fazem suas refeições nas Casas, local em que também recebem atendimento médico, odontológico e de fonoaudiólogo, orientação de estudos e desenvolvem várias atividades culturais, artísticas e esportivas. Dessa forma, criam-se condições e possibilidades para que eles possam identificar e trabalhar suas dificuldades e potencialidades, ampliando seus conhecimentos e habilidades para o futuro, e simultaneamente evitando que eles perambulem pelas ruas em horários ociosos.

As Casas de Solidariedade são mantidas pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com as Secretarias da Cultura (atividades culturais) e Juventude, Esporte e Lazer (atividades esportivas), além do apoio da iniciativa privada. Entre as atividades oferecidas nas Casas estão as oficinas de tapeçaria, artes plásticas, capoeira, literatura, teatro, dança, paisagismo e horta, histórias em quadrinhos, informática, cinema e circo.

Para a realização da Semana da Criança, o Fundo Social contou com os seguintes parceiros: ABIS – Associação Brasileira da Indústria de Sorvetes (sorvetes Nestlé e Di Gênio), Habib’s, Amaral Sign’s Comunicação Visual, Kromo Editora, Cinemagia, Grupo Pão de Açúcar e Imprensa Oficial.

CASA DA SOLIDARIEDADE I – Campos Elíseos
Rua Guaianazes, 1112 – tel. (0xx11)3331-3124 / 3331-3282
Horário de funcionamento: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas

CASA DA SOLIDARIEDADE II – Parque D. Pedro II
Rua Frederico Alvarenga, 125 – tel. (0xx11) 3106-9063 / 3106-9097
Horário de funcionamento: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Da Assessoria de Imprensa do Fundo Social de Solidariedade