Segurança: USP de São Carlos é parceira da Polícia Militar em projeto de vigilância pública

Câmera de monitoramento funciona ininterruptamente na cidade

qui, 18/03/2004 - 8h54 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar e a USP realizaram uma parceria inédita na área de segurança pública. O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) elaborou um projeto piloto de vigilância com câmera e comunicação por fibra óptica. A câmera de monitoramento 24 horas foi inaugurada, na última sexta-feira, dia 12, e está localizada num dos principais cruzamentos do centro da cidade de São Carlos, no cruzamento da Avenida São Carlos com a Rua General Osório.

O professor Vanderlei Bagnato, do IFSC, é o responsável pelo projeto, que teve origem a partir do contato da polícia com o Grupo de Óptica. ‘O projeto piloto custou em torno de R$12 mil e está inserido no programa de parcerias do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica. Se uma empresa fosse contratada, certamente, o valor seria muito superior e não daria à Polícia Militar toda a autonomia para cuidar do sistema’, afirma Bagnato.

A câmera, comprada pelo Centro, é mais sofisticada em relação às usadas em segurança interna, por exemplo. Ela tem capacidade de movimento de 360 graus e grande nitidez. De acordo com o pesquisador, o uso confidencial da imagem também foi assegurado. Todo o sistema foi testado em laboratório antes da instalação e, em breve, deverá ter 40 câmeras. ‘A polícia será instruída para realizar a manutenção do equipamento’, acrescenta o pesquisador.

A central da polícia, que vai observar as imagens, fica a aproximadamente dois quilômetros do cruzamento escolhido. A ligação é feita por cabos de fibra óptica instalados nos postes convencionais da cidade.

Ação preventiva

Segundo o professor, o empreendimento foi inaugurado com grande sucesso. A câmera oferece imagem nítida de objetos e pessoas a mais de 200 metros dela. Também proporciona o reconhecimento de placas de veículos e da fisionomia humana. ‘A idéia do projeto é evitar o delito. Quando a central de polícia localiza algo suspeito, destacará a viatura mais próxima para que os policiais verifiquem o ocorrido’, explica Bagnato.

Segundo o pesquisador, o projeto piloto deve ser encampado pela iniciativa privada. O objetivo é a melhoria do sistema de segurança de São Carlos. ‘Esse projeto mostra que a Universidade tem competência para ajudar na solução dos problemas sociais. Temos de ser mais procurados pela sociedade’, conclui o pesquisador.

Mais informações: (0XX16) 271-2010 ou e-mail vander@if.sc.usp.br

Da Agência USP de Notícias/Simone Harnik/L.S.