Segurança: Trailers da Polícia Militar na Capital reforçam o combate ao crime

Equipamentos aproximam cada vez mais a Polícia da comunidade

qui, 08/01/2004 - 8h12 | Do Portal do Governo

Os trailers da Polícia Militar são a nova arma no combate à criminalidade. E muito mais: implantados como projeto-piloto no Vale do Anhangabaú em setembro de 2002, os equipamentos mostraram-se versáteis para aproximar cada vez mais a Polícia da comunidade.

Planejados para empregar de três a 10 policiais militares, os trailers abrangem uma área de atuação com raio de até 600 metros. Nesse espaço, os policiais realizam policiamento a pé, com bicicletas e motocicletas. A principal vantagem do trailer é sua mobilidade: uma viatura o desloca para qualquer local, o que possibilita a presença em diferentes locais. O projeto no Anhangabaú foi eficaz na redução de crimes como furtos de carteiras, documentos e celulares, além de aumentar a presença da polícia. Por isso, a Secretaria da Segurança Pública ampliou o projeto e entregou 15 trailers para a Capital no dia 18 de dezembro de 2003. Só na região central, dez trailers estão em operação, enquanto os outros cinco estão alocados em outras áreas da cidade, como a Avenida das Nações Unidas e a Ponte Transamérica, na Zona Sul.

Esse novo tipo de policiamento resulta em ações preventivas que inibem o crime, pois a polícia passou a responder às ocorrências de maneira mais rápida. Mesmo em bairros onde o fluxo de pessoas é grande, os policiais têm conseguido conquistar a confiança da população. O trailer na praça da Sé fica próximo à uma das maiores estações de metrô da cidade, por onde circulam diariamente cerca de 650 mil pessoas, segundo a assessoria de Imprensa do órgão.

“Trabalho há 5 meses no centro e antes de vir tinha medo de circular pela região. Achava que seria assaltada a qualquer momento. Mas a presença da polícia faz com que não ocorram crimes”, diz Cláudia Roverse, gerente da rede de lojas femininas Marisa. “Durante a época de Natal, em alguns dias tive que sair às 2 da madrugada, e nessas ocasiões sempre havia um policial presente e o trailer funcionando, o que conforta bastante quem trabalha por aqui”, afirma.

Para William de Souza Agostinho, superintendente administrativo da Editora Unesp, localizada na Praça da Sé, a prática da Polícia Comunitária é fundamental: “Trabalho aqui desde 1999, e nunca houve tentativa de assalto”. A presença do trailer ajuda até mesmo na freqüência do público que procura cursos de aperfeiçoamento profissional na editora. “Quando oferecemos aulas que terminam às 22 horas, algumas pessoas interessadas perguntam se é seguro circular à noite pela região. Nós dizemos que sim, e informamos a presença do posto policial 24 horas”, ressalta.

Além do Policiamento Comunitário realizado pelos policiais do trailer, a própria presença ostensiva tem chamado a atenção de pessoas que trabalham no Centro há algum tempo. Ivani Jávora, gerente do Center Plaza Hotel há 3 anos, diz que a segurança no centro melhorou muito: “O número de policiais aumentou consideravelmente, e fizeram os furtos diminuírem drasticamente”.

Segundo o Capitão Alberto Tamashiro, da 2ª Companhia do 7º Batalhão, responsável pela área central, os policiais não atendem só ocorrências de furtos ou roubos, mas também fazem um imenso trabalho de informação de itinerários de ônibus e endereços no centro: “Há dias em que os policiais passam cerca de 2 mil informações para a população que busca orientação sobre endereços e transporte público”. Além disso, o Capitão ressalta que os policiais freqüentemente orientam as pessoas a evitarem posturas que facilitam a ação dos bandidos: “É comum os policiais orientarem mulheres a levarem a bolsa na frente do corpo”.

Parceria com o Sindicato do Comércio

O sucesso dos trailers estimulou o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Paulo a realizar uma parceria com a Polícia Militar. “Através dos trailers e do policiamento comunitário, a polícia tem conseguido transmitir tranqüilidade às pessoas que circulam no centro”, diz Ricardo Patah, presidente da entidade. “Temos mais de 400 mil associados que trabalham no comércio da cidade de São Paulo, e eles se concentram principalmente no centro da cidade”, ressaltou.

O fruto dessa confiança no trabalho da polícia resultou em uma parceria especial para a população de São Paulo. Desde setembro de 2003, todas as sextas-feiras, durante o horário comercial, uma ambulância e um trailer do sindicato estacionam ao lado da base da polícia. No local, médicos e enfermeiros atendem gratuitamente pessoas interessadas em orientação médica. A população recebe dicas de saúde e faz check-ups rápidos, como exames de pressão e pulmão.

“Com a revitalização do centro, a presença da polícia tem sido muito importante para aumentar a sensação de segurança. Por isso, o Sindicato tem orgulho de ser parceiro de uma entidade como a Polícia Militar, que oferece um trabalho de qualidade para a população”, finalizou Patah.

Na Capital, os 15 trailers estão distribuídos nos seguintes locais: Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Pátio do Colégio, Praça da República, Largo do Paissandu, esquinas da Avenida Paulista com Rua da Consolação, Praça Pérola Byngton, Estação Júlio Prestes, Estação da Luz, Ponte da Cidade Universitária, esquina das Avenidas Interlagos e Nações Unidas, Ponte Transamérica, Ponte Ari Torres e Ponte Aricanduva.

Por Fábio Rogério, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública

C.C.