Segurança: SWAT encerra curso de armas e táticas na Academia da Polícia Civil

Cerimônia será realizada hoje, às 17 horas, na Cidade Universitária.

sex, 16/09/2005 - 9h43 | Do Portal do Governo

O estande de tiro do Centro de Treinamento Tático da Polícia, localizado em Ribeirão Pires, reuniu, nesta quinta-feira, dia 15, os participantes do árduo Curso de Armas e Táticas da Swat para o terceiro dia de avaliação. Eles aprendem como atirar com diferentes armas de variados calibres. “A exigência é que tenham boa combinação da parte física com o tiro”, conta Edson Nakamura, subcoordenador do curso.

O curso é eliminatório: foram 78 pessoas inscritas para participar; ontem, o dia começou com apenas 52 alunos e, até o final da tarde, mais 19 haviam sido eliminados. Nakamura explica o motivo: “Eles não podem errar nenhum tiro”. Os participantes devem ter bom preparo físico e um excelente controle mental, pois são avaliados pela combinação do físico com o bom tiro. O estresse mental é um dos inimigos da concentração dos alunos.

Dentre os sobreviventes, estão alguns policiais militares e dois delegados: Fábio Nelson Fernandes, da Divisão Anti-Seqüestro (DAS); e Fábio Rodrigues Pimentel, do Grupo de Operações Especiais (GOE). Mas se engana quem acha que já foi aprovado porque, nesta sexta-feira (16), as eliminatórias continuam. Na Academia de Polícia Civil serão realizados o Teste de Aptidão Física (TAF), corrida e natação. E, provavelmente, mais alunos serão eliminados, segundo Nakamura.

Formatura

Nesta sexta-feira, às 17 horas, será realizada a cerimônia de encerramento do curso da Swat, no auditório da Academia de Polícia Civil, na Praça Reynaldo Porchat, 219, na Cidade Universitária.

Os aprovados receberão os certificados na cerimônia, que vai contar com a presença do secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho; do delegado geral de Polícia, Marco Antonio Desgualdo; do diretor da Acadepol, Maurício José Lemos Freire; e do comandante da Swat de Miami, tenente Anthony Guzzman, que será homenageado durante o encerramento.

Thiago Linguanoto
Da Secretaria da Segurança Pública