Segurança: Secretário Saulo de Castro participa da feira Interdefesa 2004

Evento foi realizado no Centro de Exposições Imigrantes

ter, 04/05/2004 - 20h27 | Do Portal do Governo

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, participou hoje da abertura da Interdefesa 2004, a Feira Internacional de Segurança e Defesa, realizada no Centro de Exposições Imigrantes, na Capital. A feira é o mais completo conjunto de eventos da América Latina na área de segurança pública, prevenção e combate a incêndios e defesa. O evento, aberto às Polícias Civis, Militares e Federais e empresas de segurança privada, terá eventos e produtos em exposição até o dia 7 de maio.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Alberto Silveira Rodrigues; o presidente da Sub-Comissão Executiva da feira, Cel. Thomaz Cangerana; e o deputado federal Alberto Fraga.

Para o Secretário Saulo de Castro, a Polícia Militar de São Paulo é um órgão público que sempre busca manter a qualidade de seus serviços. ‘Agora, política de segurança pública no Brasil nunca foi tratada como política pública social. Sempre houve um viés negativo no tratamento desse assunto’, disse.

O Secretário ressaltou que o atual governo tem obtido resultados positivos junto com a polícia. ‘Nesta gestão, e digo em meu nome e também do Governador Geraldo Alckmin e do Cel. Silveira, tratamos com seriedade todos os detalhes voltados à Polícia Militar. E a população já reconhece o trabalho dos nossos policiais, pois a polícia atua quando todas as outras políticas públicas falham’, analisou.

‘Nós temos uma polícia que diariamente salva vidas. Nesta madrugada, na rodovia Castello Branco, policiais militares rodoviários ajudaram uma parturiente a dar a luz. Mas isso não interessa à mídia. Há 10 dias, um policial militar de 23 anos morreu em Mongaguá, durante atendimento a uma ocorrência. Essa é a verdadeira Polícia Militar’, disse o Cel. Alberto Silveira Rodrigues.

O deputado federal Alberto Fraga chamou atenção para a falta de direção da União no combate ao crime. ‘Lamento profundamente como o governo federal tem agido contra a criminalidade. O que dizer do Estatuto do Desarmamento, que foi feito às pressas, e não serviu até agora para punir os criminosos? E eventos como esta Interdefesa, que não encontra eco no governo federal?’, perguntou Fraga. De acordo com ele, falta vontade política da União para aplicar ações mais efetivas na luta contra o crime em todo o Brasil.

Exposições e palestras

Este ano, a Interdefesa traz três exposições para a Semana Internacional de Segurança e Defesa. A primeira é o Pavilhão Internacional Milipol, com novos produtos de telecomunicações, rádios, armas, blindados, munição e escuta telefônica.

A Expobombeiros vem com os mais modernos produtos, divididos em setores de uniformes, equipamentos para prevenção e combate a incêndios e acidentes, veículos, itens de eletrônica, informática e computação.

Já a Intervist realizará exposição de equipamentos para transporte de valores, expondo armamentos, munições, veículos, sistemas de eletrônica, informática e computação, além de consultoria e treinamento.

Entre as palestras mais importantes, destacam-se o IV Fórum Internacional de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (nos dias 5 e 6 de maio), o III Seminário Internacional de Doutrinas Não Letais de Defesa (entre os dias 4 e 7), e o Encontro Nacional de Comandantes Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros (no dia 5 de maio).

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

M.J.