Segurança: Secretário parabeniza pilotos do Águia e Pelicano

Saulo de Castro agradeceu aos pilotos pelos salvamentos realizados durante a enchente que inundou a Zona Leste de São Paulo

qui, 05/02/2004 - 16h45 | Do Portal do Governo

O Secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, parabenizou nesta quinta-feira, dia 5, os pilotos dos helicópteros Águia, da Polícia Militar, e Pelicano, da Polícia Civil, no Campo de Marte, em São Paulo. As duas equipes salvaram 44 pessoas durante a enchente que inundou a Zona Leste, na tarde de ontem.

“Foi importante para a população de São Paulo ver a ação dos policiais. Isso deixa claro que a polícia está preparada, e não improvisa”, disse o secretário Saulo de Castro. “O Governo do Estado investe muito em equipamento e treinamento, justamente para que as ações nunca falhem”, completou.

Em nome da população paulista, Saulo de Castro agradeceu aos pilotos. “Da Secretaria, eu supervisiono todos os custos que envolvem as polícias. E fico muito satisfeito ao presenciar momentos como os de ontem, quando as equipes dos helicópteros deram um show de técnica e coragem, salvando dezenas de pessoas que poderiam morrer”, comentou.

O secretário fez questão de ressaltar o preparo dos pilotos. “O Grupamento Aéreo da Polícia Militar, por exemplo, possui um efetivo de 250 pessoas, sendo 53 homens aptos a voar. Todos têm, no mínimo, 1.500 horas de vôo, e durante 4 anos acompanham as ações como co-piloto, antes de pensar em voar como comandante”. Saulo de Castro também chamou a atenção para o trabalho realizado pelos três aviões da Polícia Militar. “Eles transportam gratuitamente órgãos para transplante, que beneficiam pacientes do Sistema Único de Saúde. São mais vidas salvas, todos os dias, um trabalho feito sem alarde pela imprensa”, disse Saulo de Castro.

Também estiveram presentes à cerimônia de hoje, o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Alberto Silveira Rodrigues, e o Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Jair Paca de Lima.

Continuidade das ações preventivas

Hoje, o Corpo de Bombeiros continua suas operações preventivas contra as enchentes na Capital. Foram destacados 170 homens, divididos em 42 pontos estratégicos, prontos para ações de salvamento e resgate. “Outra novidade será o uso do Posto de Comando Móvel CO-3, um caminhão equipado com alta tecnologia para coordenar as operações de salvamento”, apontou Saulo de Castro.

Projetado pelos próprios bombeiros, o CO-3 é peça-chave nas operações de socorro em grandes ocorrências, e foi apresentado oficialmente em abril do ano passado, durante a realização do Grande Prêmio de Fórmula 1, em São Paulo. No Interior do CO-03, os bombeiros podem receber qualquer informação, de ligações 190 até um banco de fotografias de criminosos. Além de rádios HTs, o caminhão ainda possui uma base fixa de rádio, que entra na freqüência das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, e uma linha direta com hospitais, Defesa Civil e vários órgãos municipais. O CO-3 é o primeiro no Brasil com essa estrutura.

Da Secretaria da Segurança Pública