Segurança: Secretário da Segurança do Paraná visita São Paulo para conhecer o Infocrim

'A impressão que eu tive do Infocrim foi a melhor possível', destacou Luis Fernando Delazari

qui, 05/06/2003 - 19h07 | Do Portal do Governo

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luís Fernando Delazari, acompanhado de toda a cúpula da polícia paranaense, visitou a sede da Secretaria da Segurança de São Paulo para conhecer o Infocrim, sistema de informações criminais da polícia paulista. “Nossa meta no Paraná é seguir a tendência de investir nos setores de investigação e inteligência das Corporações. Sem isso, não é possível trabalhar com uma política de Segurança Pública séria”, explicou o secretário Delazari.

O Infocrim é um sistema de informações alimentado pelos Boletins de Ocorrências da Polícia Civil. Com base nos dados, a polícia organiza estratégias e ações para combater o crime de maneira eficaz. Ele já opera na Capital e na cidade de Campinas (Interior do Estado), e no início de junho, estará disponível para a região da Grande São Paulo.

“A impressão que eu tive do Infocrim foi a melhor possível. O que eu mais destaco no programa é a possibilidade que ele oferece de ‘mapear o crime’. Com ele, a polícia sabe a hora, as ruas e os períodos críticos de um determinado crime. Desse modo, podemos nos antecipar aos criminosos. E também constatei que São Paulo já conseguiu uma boa redução da criminalidade na área abrangida pelo sistema”, disse o Secretário da Segurança do Paraná.

Segundo Luís Fernando Delazari, o Estado do Paraná está elaborando o seu próprio sistema: “Estamos desenvolvendo um banco de geoprocessamento de dados semelhante ao Infocrim. As diferenças entre o nosso programa e o de São Paulo serão pequenas, afinal ele terá adaptações à nossa realidade”.

Via Rápida

Luís Fernando Delazari assumiu a Secretaria da Segurança do Paraná há cinco dias. Antes, o governador do Estado, Roberto Requião, acumulou a função de Secretário durante cinco meses. Entre as metas do novo secretário, estão a valorização do policial, a integração entre as Polícias Civil e Militar, e a luta contra a impunidade.

“Entre as mudanças positivas conquistadas pelo nova administração (Roberto Requião assumiu em janeiro de 2003), eu destaco as alterações no Estatuto da Polícia Civil do Paraná, aprovadas este ano no dia 13 de maio. As mudanças tiveram como base a ‘Via Rápida’, promovida aqui em São Paulo, que agilizou os processos administrativos contra policiais corruptos”, disse Delazari. Segundo informações do Departamento de Comunicação do Governo do Paraná, desde o início da administração de Roberto Requião, 18 policiais civis e 23 militares foram expulsos das Corporações.

Outra meta “urgente” do secretário Delazari é a inclusão do Paraná no SUSP (Sistema Único de Segurança Pública): ”Na próxima semana, pretendo visitar a Secretaria Nacional de Segurança Pública, em Brasília (DF), para buscar mais informações sobre o SUSP. Pela afinidade política existente entre o Governador Roberto Requião e o presidente Luís Inácio Lula da Silva, não haverá grandes dificuldades na integração do Paraná ao sistema”, finalizou.

Fábio Rogério, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança