Segurança: Secretaria reforça operações de policiamento na Capital

Participam da ação 442 homens do 2º. Batalhão de Choque da Polícia Militar

seg, 05/12/2005 - 19h24 | Do Portal do Governo

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, anunciou hoje dois programas de policiamento na cidade. As ações visam evitar assaltos em locais de grande fluxo de pessoas e inibir o roubo de automóveis utilizando-se de bloqueios em pontos estratégicos. No total serão 442 homens do 2º. Batalhão de Choque da Polícia Militar, contando com 84 viaturas, 108 integrantes da cavalaria e 26 cães treinados.

Os 292 homens da Operação Combinada de Presença atuarão em áreas que apresentam alto número de transeuntes para coibir pequenos roubos. Segundo Saulo de Castro, é esse tipo de crime que aumenta a insegurança dos moradores da Capital. ‘Além de reduzir os índices de criminalidade, o objetivo é também trabalhar com a sensação de segurança das pessoas, da confiança na Polícia, seja Militar ou Civil”, diz Castro.

Em dias úteis da semana, são privilegiadas estações de trem, do metrô, terminais de ônibus e aeroportos, das 11 às 22 horas. Aos sábados e domingos, o trabalho começa às 9 horas e se prolonga até as 17 horas, com parte do efetivo priorizando os parques da cidade.

Com a proximidade do Natal, a operação será estendida até as 22 horas para acompanhar o movimento do comércio.

Essa mobilidade está de acordo com estudos realizados pela Polícia. Houve um mapeamento que definiu o tipo e o horário de patrulhamento específico para cada um dos 35 locais beneficiados com a operação.

O Regimento de Cavalaria ‘9 de Julho’ e o Canil da Polícia Militar também vão atuar nestes locais, por onde passam diariamente cerca de 4 milhões de pessoas.

Operação Bloqueio de Área

A Operação Bloqueio de Área será responsável por pequenos bloqueios em pontos definidos por índices de roubo de veículos. Mais 150 homens com 50 viaturas farão cerca de dez bloqueios diários, fechando possíveis rotas de fuga para automóveis roubados. O objetivo é desestimular a criminalidade ofuscando a imagem da impunidade. ‘Fugir de São Paulo vai ser muito difícil. Teremos bloqueios estudados junto da Policia Rodoviária’, afirma o secretário da Segurança Pública.

As duas operações também facilitam o trabalho dos policiais locais. ‘O batalhão da área passa a ter mais gente para atuar em outras modalidades do local’, afirma o coronel Eliseu Eclair Teixeira Borges, comandante-geral da Polícia Militar e responsável pelo planejamento das ações.

Os integrantes do 2º. Batalhão de Polícia de Choque, que antes eram responsáveis apenas por garantir a segurança em grandes eventos e manifestações, receberam treinamento especial para a nova função e viaturas reformadas da antiga frota da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), renovada há algumas semanas. Mas se houver algum tipo de emergência grave eles serão novamente deslocados para o local de necessidade. Para isso, todas as viaturas também estão equipadas com escudos, capacetes, bombas de efeitos moral e gás lacrimogênio.

Desempenho monitorado

As ações serão acompanhadas por relatórios semanais que determinarão sua continuidade ou mudanças nos tipos de patrulha. ‘Com tecnologia, inteligência, mapeamento, volume de policiais e várias modalidades de policiamento, ganharemos ainda mais segurança”, afirma Castro.

Peter Fussy
Secretaria da Segurança Pública