Segurança: Secretaria ganha Prêmio Excelência em Governo Eletrônico

Projeto Agência Virtual da Sabep foi o vencedor geral nas três categorias concorrentes

qui, 05/12/2002 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP) recebeu o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico, no Centro de Convenções do Naoum Plaza Hotel, em Brasília (DF).

O Plantão Eletrônico do site www.ssp.sp.gov.br foi o segundo colocado na categoria Governo para Cidadão entre 129 programas de vários segmentos da administração pública federal, estadual e municipal inscritos para o I Prêmio E-Gov.

O vencedor geral das três categorias concorrentes – Governo para Cidadão, Governo para Negócio e Governo para Governo -, foi o projeto Agência Virtual da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que recebeu o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico.

Lançado pela Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Processamentos de Dados (Abep) em parceria com a Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV) e o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão do Governo Federal, o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico visa incentivar o desenvolvimento eficaz e abrangente de iniciativas de governo eletrônico.

A placa de metal foi entregue às mãos do coordenador do Grupo de Tecnologia da Informação (GTI) da SSP/SP, Algney Denser Degásperi e para o gerente do projeto do Plantão Eletrônico, Alexandre Negrão Paladini.

Plantão Eletrônico

Inaugurado em janeiro de 2000 no site da Secretaria da Segurança, o Plantão Eletrônico permite à pessoa fazer seu boletim de ocorrência (BO) sem sair de casa.

Casos de furtos de veículos, documentos, celulares, ou mesmo perda de documentos e até desaparecimento de pessoas podem ser facilmente notificados à polícia pelo Plantão Eletrônico. Para isso, basta a pessoa ter um computador com acesso à internet.

A vítima terá de seguir as orientações do auto-atendimento preenchendo primeiramente os dados pessoais e depois as informações referentes à ocorrência policial. Após enviar, o boletim cai automaticamente na Delegacia Eletrônica.

Depois da análise do BO, o policial entrará em contato com a vítima em poucos minutos. ‘É necessário que a pessoa deixe uma linha telefônica desocupada, que não pode ser celular, para receber a chamada da delegacia’, explica Paladini. A ligação de retorno é para conferir alguns dados como dúvidas dos usuários.

Autorizado o boletim, a Delegacia Eletrônica encaminhará uma mensagem para o endereço eletrônico (e-mail) da vítima com o BO. O documento deverá ser impresso pelo usuário.

No mês de novembro 9 mil pessoas do Estado utilizaram o Plantão Eletrônico para registrar suas ocorrências. O acesso a esse tipo de serviço prestado à população pela SSP/SP tem crescido. No ano de 2000, 25.742 pessoas registraram suas ocorrência pelo Plantão Eletrônico. Em 2001, esse número subiu para 64.307. E até novembro deste ano já foram registrados 91.970 boletins eletrônicos.