Segurança: Secretaria entrega 45 viaturas para região do ABC e Osasco

Veículos vão reforçar Força Tática e Escolta de Presos

sex, 09/09/2005 - 10h25 | Do Portal do Governo

As 45 viaturas servirão a Força Tática e Escolta de Presos
Foi no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, nesta quinta-feira, dia 8, que o secretário-adjunto da Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira entregou aos comandos militares os novos carros para os serviços de Força Tática e Escolta de Presos. Serão 39 viaturas atendendo diretamente a população e seis exclusivamente para escoltar presos que necessitem sair dos presídios, por algum motivo. Para a região do ABC foram entregues 26 viaturas. E para a região de Osasco, outras 19.

Entrega

A cerimônia de entrega ressaltou a importância do policial militar no processo de queda nos índices de violência do Estado.

“O policial militar é o ser humano que faz a diferença no atendimento da população”, enfatizou o coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges, comandante Geral da Polícia Militar.

Cada viatura foi entregue ao comandante do Batalhão onde ela será locada. O secretário-adjunto deu as chaves para cada comandante e, logo depois, os 45 carros saíram em formação pelas ruas, em desfile.

O destino da nova frota foi resultado de uma escolha técnica feita pelo comando da Polícia Militar. “O quadro está completo. Decidimos o destino das novas viaturas a partir de dados técnicos: como renovação da frota já existente e qual o número ideal de viaturas na área”, explicou o coronel Eclair.

Força Tática

A Força Tática é uma fração da Força Patrulha que recebe treinamento especializado e equipamentos especiais para suas operações. Ela exerce policiamento ostensivo específico, com nível maior de adestramento, como, por exemplo: prevenção setorizada a ações do crime organizado ou em locais com altos índices de crimes violentos, eventos de importância, controle de tumultos e restauração de ordem pública.

A Força Tática pode atuar em qualquer região do território do Batalhão da PM, mantém equipes de quatro membros e é subordinada ao Comando do Batalhão. Seu efetivo é de 6.911 policiais em todo o Estado.

Escola de Soldados

O coronel Eclair comentou sobre a Escola de Soldados criada na região do ABC Paulista. Ela fica em Santo André e pretende formar cerca de 300 soldados em sua primeira turma. Os recrutas passarão por um treinamento de 52 semanas, sendo que, durante oito meses eles terão treinamento teórico. E, nos últimos quatro meses o treinamento será, também, na rua.

Hoje, no Estado de São Paulo, estão sendo preparados cerca de 3.500 homens para a Polícia Militar. “Esses novos soldados atuarão na região do ABC. Eventualmente, alguns podem ser transferidos, mas o intuito é a formação de policiais para a região”, esclareceu o comandante da PM.

A criação da Escola dependeu da autorização do governador Geraldo Alckmin, que cedeu um colégio estadual desativado para ser utilizado pela Secretaria da Segurança Pública. São dez salas de aulas que não precisaram de reformas. As instalações, de modo geral, estavam adequadas ao novo perfil de estudantes. Outra vantagem é a proximidade com o trolebus municipal, facilitando o acesso dos estudantes. “Quando discarem 190 queremos estar à altura de atender toda a população”, complementou o coronel Eclair.

Da Secretaria de Segurança Pública

J.C.