Segurança: Secretaria entrega 16 cabines móveis na Avenida Paulista

Cabines foram inauguradas pelo secretário da Segurança, Saulo de Castro

seg, 19/05/2003 - 18h29 | Do Portal do Governo


O cruzamento da Alameda Santos com a Alameda Ministro Rocha Azevedo, próximo à Avenida Paulista, foi palco de um passo importante para a Segurança Pública da Capital de São Paulo, na manhã desta segunda-feira, dia 19. O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, e o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Alberto Silveira Rodrigues, inauguraram 16 cabines móveis (supedâneos) de policiamento para os cruzamentos da Alameda Santos.

As cabines foram instaladas nos cruzamentos que a Alameda Santos faz com as seguintes ruas e avenidas: rua da Consolação, rua Bela Cintra, rua Padre João Manuel, rua Peixoto Gomide, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Alameda Casa Branca, rua Pamplona, Alameda Campinas, rua Joaquim Eugênio de Lima e Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Ainda foram instaladas nos cruzamentos da Alameda Santos com: Alameda Jaú e rua Peixoto Gomide; rua Luiz Coelho com a rua Augusta; Avenida Paulista com a rua Itupeva; rua São Carlos do Pinhal com a rua Pamplona; rua São Carlos do Pinhal com a Alameda Joaquim Eugênio de Lima; e, finalmente, na rua Cincinato Braga com a Avenida Brigadeiro Luíz Antônio.

O secretário Adjunto da Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira; a Comandante do 34° BPM/M, Ten. Cel. Virgínia Malone Ortega; o presidente da Associação Paulista Viva, Nelson Baeta Neves; e o Coordenador Estadual dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança), Pierre de Freitas, também participaram da inauguração das cabines móveis na região da Paulista.

Queda nos índices de criminalidade

Segundo o Secretário da Segurança, as novas cabines vão melhorar ainda mais o policiamento ostensivo e preventivo da região: “Em uma avaliação feita nas primeiras 15 cabines implantadas na Avenida Paulista em setembro do ano passado, os furtos de motos diminuíram 67%, enquanto os furtos de residências e de veículos caíram 100%”.

De acordo com Saulo Abreu Filho, a queda dos índices de criminalidade na região da Paulista estão registradas pelo 78º DP. “Alguns furtos caíram a zero, enquanto outros caíram de 40 à 45%”, disse o Secretário.

Abreu Filho anunciou que a partir de junho um novo tipo de policiamento será implantado na Capital: “Os ‘trailers’ vão substituir as bases móveis. Eles serão instalados inicialmente na região central e na periferia de São Paulo, os locais mais necessitados”.

Futuras ampliações

O Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Silveira Rodrigues, afirmou que este é um projeto pioneiro na Capital. “É uma estratégia que deu certo. Também haverá a possibilidade de cada policial dar mostras de seu valor”, disse o Coronel.

Segundo ele, o policiamento feito nos supedâneos é isolado, mas a integração existe no trabalho conjunto das cabines. “O Policial Militar sempre poderá buscar ajuda do seu vizinho. E nossa missão é ampliar esse tipo de policiamento para outras regiões da capital”.

“O símbolo da cidade de São Paulo é a Avenida Paulista”, disse Baeta Neves, presidente da Associação Paulista Viva. “Ela precisa estar segura, e parabenizo essa ação da Secretaria, que é indispensável para a conservação da Avenida”, agradeceu Neves, dirigindo-se ao Secretário e à Polícia Militar.

Cabines Móveis

No total, a Avenida Paulista possui 36 cabines, sendo que 15 foram inauguradas em setembro de 2002 na Avenida Paulista, e cindo foram implantadas em dezembro na região central. O horário de funcionamento será de segunda à sexta-feira, das 8 às 20:30 horas, e aos sábados das 08 às 15 horas. O efetivo total nas cabines é de 57 policiais.

Da Secretaria da Segurança Pública