Segurança: Secretaria assina convênio com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Evento foi realizado na tarde desta sexta-feira, dia 10

sex, 10/10/2003 - 19h19 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Segurança Pública assinou um convênio com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), na sede da Secretaria em São Paulo, durante a tarde de hoje. Durante cinco anos, o IPT vai desenvolver em conjunto com a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) novas técnicas e equipamentos que serão usados pela Polícia Científica.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, destacou a importância do convênio para a polícia: “Como a Polícia Científica é uma área de trabalho intelectual, nos enche de orgulho uma parceria com o IPT, que produz tecnologia de ponta. Ter a parceria do Instituto é um estímulo para todos os policiais científicos”.

Abreu Filho ressaltou que apesar de ser a mais criticada, a área de Segurança Pública deveria receber muito mais recursos para investir em modernização: “Enquanto em outras áreas, como Saúde e Educação, é possível fazer projeções dos investimentos, na área da polícia é preciso lutar muito pelos investimentos. Dentro das políticas públicas, a Segurança Pública é a mais maltratada. Apesar de sermos o Estado que mais contribui, tem a maior polícia (144 mil homens e mulheres), São Paulo não recebeu nenhuma verba da União, mesmo tendo apresentado projetos para o setor no início do ano”.

Celso Perioli, diretor da Polícia Científica, lembrou que a parceria com o IPT começou no quinto aniversário da SPTC: “O diretor do IPT, Guilherme Plonsky, esteve presente na solenidade fazendo uma palestra. Com o apoio do Secretário Abreu Filho, teve início a formalização de um intercâmbio entre as instituições”.

Através do convênio, Perioli acredita que a Polícia Científica dará passos importantes em seu desenvolvimento: “Nossa meta é aumentar o controle de qualidade, diminuir os prazos, reduzir os custos e o mais importante: mais segurança nos resultados, para um melhor trabalho da Justiça”.

Para Guilherme Ary Plonsky, diretor superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, as duas instituições (SPTC e IPT) possuem ferramentas que vão desenvolver resultados excelentes para ambas. “Será um processo de aprendizado mútuo”, disse.

Plonsky chamou a atenção para a “sintonia” entre as equipes do IPT e da Polícia Científica: “É um contato sempre marcado por uma vontade de superar dificuldades. Em conjunto, as instituições vão crescer oferecendo um trabalho cada vez melhor para a sociedade”, finalizou.

Da Segurança Pública

M.J.