Segurança: Saulo de Abreu participa do II Fórum Internacional de Polícia Comunitária e Direitos Huma

nd

sex, 12/04/2002 - 11h30 | Do Portal do Governo

O II Fórum Internacional de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, o mais importante evento do ano no País sobre segurança – que está sendo realizado no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, contou com a participação do secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, do coronel Rui César Melo, além de autoridades policiais de vários Estados brasileiros e do exterior. O Seminário Internacional de Gerenciamento de Crise – Equipamentos, Técnicas e Táticas Não Letais de Defesa e a Feira Internacional de Equipamentos, Produtos e Serviços para Defesa – Interdefesa 2002, também são destaques da Feira.

O coronel chefe da Força Especial da Polícia Peruana no processo de Consolidação de Paz na Guerra com o Equador, Adolfo Alfaro Zuñiga, e dois policiais norte-americanos chefes da United States Police Instructor Teme, Charles Saba e Joseph Robinson, especialistas na área de segurança pública, também prestigiaram o evento. “Estou aqui para adquirir mais experiência e participar como palestrante deste importante Fórum”, explicou Alfaro Zuñiga, que elogiou o trabalho da Polícia Comunitária do Estado.

O secretário da Segurança destacou a importância de um encontro dedicado à área de segurança. “Esse evento possibilitará discutir o que há de mais moderno para a segurança pública nos países”. Para o coronel Rui César Melo, a participação de especialistas de vários países trará não só ao Estado de São Paulo, mas ao Brasil, maior experiência para procedermos frente a novos desafios. “É uma honra poder estar nesse evento promovido pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Policias Militares e Corpos de Bombeiros”, comentou.

A feira, que reúne em 120 estandes os mais variados produtos e serviços para defesa patrimonial e pessoal, se encerra junto com o Fórum, no sábado, dia 13. A gama de produtos apresentados é grande. Vai de acessórios para uniformes às mais sofisticadas aeronaves. Tem, inclusive, modernos equipamentos de programas de informática. Em destaques estão: computador de bordo, que facilita a identificação de suspeitos; detector de carta-bomba; rádios de comunicação à prova de água; e armas não letais – como pistolas de pimenta.

Para o major Luís Eduardo de Arruda, coordenador de Relações Internacionais do Evento, e assistente policial militar da Coordenadoria dos Conselhos Comunitários da Segurança, o encontro com especialistas americanos e de todo o País, envolvendo policiais e sociedade civil, dará melhor visão de como proceder frente aos novos desafios. “Uma das discussões do Fórum é sobre a ética profissional e o respeito aos direitos humanos. Nós vamos saber como a polícia americana está lidando com os direitos e garantias individuais, principalmente depois do atentado de 11 de setembro”, ressaltou o major.

Segundo o presidente da Comissão de Polícia Comunitária dos Direitos Humanos, Cid Monteiro de Barros, o Fórum é muito importante para o conhecimento de estratégias, troca de idéias e informações entre os visitantes. ‘Aqui, encontramos o que há de mais moderno para ser usado em prol da segurança pública’.

Depois da palestra, Saulo de Castro Abreu Filho visitou os estandes. No de Tiro Defensivo na Preservação da Vida, o secretário conheceu as mais modernas técnicas não letais a serem usadas hoje pela polícia para conduzir bem uma ocorrência. Segundo os expositores, o objetivo é preservar a vida da vítima, do policial e sempre que possível, a vida do delinqüente.