Segurança: São Paulo ganha mais uma Delegacia Poupatempo

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qui, 20/06/2002 - 21h11 | Do Portal do Governo

O 15º DP, no bairro de Itaim Bibi, Zona Sul da Capital, será o segundo a integrar o projeto Melhoria de Qualidade do Atendimento nas Delegacias de Polícia – Delegacias Poupatempo – criado pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo com o objetivo de oferecer à população um novo padrão de prestação de serviços.

Desenvolvido pela FUNDAP, Polícia Civil e Superintendência Poupatempo, o projeto têm como parceiros a Cosesp (comunicação visual e aparelho de senhas eletrônicas), Instituto Brasil Leitor (revistas e jornais) e Banco Santander (mobiliário).

Objetivos:

  • Modernizar o atendimento nas delegacias Policiais;
  • Construir um novo padrão de atendimento;
  • Fortalecer a eficiência da função policial;
  • Reforçar a relação entre a delegacia e a comunidade e
  • Constituir-se como referência na defesa dos direitos dos cidadãos

    As instalações do 15º DP passaram por reformulação, que resultou em dependências internas mais confortáveis, com salas de espera incluindo televisão, revistas e jornais.

    O principal diferencial das Delegacias Poupatempo é não possuírem carceragem. Além disso, as Delegacias Poupatempo têm entradas separadas para o público em geral e para os presos em flagrante, evitando o contato entre os infratores e a população. Haverá também atendimento especial para pessoas emocionalmente abaladas, vítimas de seqüestro ou violência sexual.

    As delegacias foram informatizadas e o atendimento, agilizado por um serviço de triagem, que separa os casos pela sua gravidade e os encaminha aos setores competentes, reduzindo o tempo de espera e as filas. Os usuários terão senha eletrônica, o que garantirá a ordem de chegada. A triagem será feita por estagiários de Serviço Social.

    Todos que irão trabalhar nas Delegacias Poupatempo foram treinados na Fundap. Delegados, escrivães e investigadores tiveram 20 horas de treinamento e os estagiários passaram por 32 horas de curso.

    Atendimento

    Para otimizar o processo, foram criados núcleos de atendimento. Na chegada à delegacia, estagiários fazem a triagem dos casos, que são encaminhados prontamente. De acordo com o teor da queixa, são direcionados para o plantão policial, setor jurídico ou serviço social. Estas três áreas tem atuação integrada, pois um mesmo caso pode necessitar todos os atendimentos.

    Todos os serviços são gratuitos e os casos que necessitarem de acompanhamento jurídica ou social serão encaminhados a órgãos ligados ao estado. Os atendentes estão preparados para prestar qualquer tipo de orientação, desde os mais simples, como a localização de uma rua ou hospital, até como proceder em caso de internação em hospital ou conseguir uma creche. A ênfase do trabalho é estar sempre voltado para a área social.

    A área de atuação do 15º DP abrange vários bairros da Zona Sul (Itaim Bibi, Jardim Paulista, Jardim Europa, Vila Nova Conceição, Jardim Paulistano, parte da Vila Olímpia e do Jardim América) numa área de 14 Km quadrados. O número de habitantes fixos corresponde a 200.000, com a mesma quantidade de pessoas flutuantes. Na delegacia, são efetuados em média 900 boletins de ocorrência por mês.

    O primeiro distrito a oferecer um novo padrão de atendimento foi o 24º DP (Ermelino Matarazzo), no último domingo, dia 16, Zona Leste da Capital.

    A previsão inicial é de que as próximas novas delegacias PoupaTempo sejam: 96º DP (Brooklin), 5ª Delegacia de Campinas, 36º DP (Paraíso), 95º DP (Heliópolis) e duas em São Bernardo (1º e 3º DP), todas com o mesmo padrão de prestação de serviço.