Segurança: Ronda Escolar vai operar com sistema via satélite em São Paulo

Nos próximos 60 dias, duas viaturas e quatro escolas vão estar ligadas via satélite

sex, 21/02/2003 - 17h01 | Do Portal do Governo

O 18º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, que atua na zona Norte de São Paulo, apresentou nesta sexta-feira, dia 21, um projeto-piloto para aumentar a agilidade da Ronda Escolar nos atendimentos de ocorrências.

Nos próximos 60 dias, duas viaturas e quatro escolas vão estar ligadas via satélite, através de equipamentos desenvolvidos pelas empresas Noxxon & Nextel. “O sistema é inédito e foi criado a pedido da Polícia Militar. Não tenho dúvidas que este será mais uma salto de qualidade dentro do projeto de Segurança Escolar”, afirmou o Cel. Leopoldo Augusto Correa Filho, Coordenador Operacional da Polícia Militar. Segundo o coronel, prova do sucesso do projeto é que ele está servindo de exemplo para polícias de outros Estados.

O projeto de comunicação via satélite teve início a partir de reuniões entre Polícia Militar e diretores de escolas da zona Norte, que solicitaram maior agilidade no atendimento de ocorrências. Para resolver esse problema, a Nextel e a Noxxon desenvolveram um aparelho que possibilita o acionamento imediato da viatura sem o uso de rádio ou voz.

“O sistema funciona da seguinte forma: na escola, a diretora aciona um botão em uma pequena máquina. Dentro da viatura, um painel indica através de um led o local que está realizando a chamada. Após esse primeiro contato, a viatura confirma, também, através do aparelho, se a ocorrência é real”, explica o Cel. Leopoldo. “O acionamento imediato permite que a polícia se desloque rapidamente, corrigindo a demora no atendimento”, completa.

As quatro escolas da rede estadual selecionadas para o projeto, situadas na região do 18º BPM Metropolitano (zona Norte de São Paulo), foram: Padre Manoel da Nóbrega, Jacomo Stavale, Genésio de A. Moura e Renato de Arruda Penteado. A qualidade do sinal para transmissão e o número de ocorrências registrado pelo Infocrim foram os critérios de escolha das escolas.

Fábio Rogério
Da Secretaria da Segurança Pública