Segurança Pública lança departamento de inteligência da Polícia Civil

Departamento irá centralizar informações para planejar ações estratégicas

qua, 02/10/2002 - 15h27 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Segurança Pública criou nesta quarta-feira, dia 2, o Departamento de Inteligência Policial da Polícia Civil (Dipol).

Este departamento será um centro de inteligência para toda a Polícia Civil do Estado e irá centralizar em seu banco de dados informações completas a serem usadas pela polícia para planejar ações estratégicas. O Dipol irá utilizar alta tecnologia e treinamento especializado para combater infrações como: tráfico de drogas, crimes organizados e homicídios.

O novo departamento funcionará da seguinte maneira: a partir de um sistema inteligente da estruturação de um banco de dados, a polícia integrará informações como: imagens (retrato falado, fotos, vídeos), voz, monitoramento telefônico, sensoriamento, gravações, impressões digitais, análise criminal (padrões e tendências da criminalidade, indícios, estatísticas) e sistemas diversos para planejar ações de combate a redução da criminalidade.

Treinamentos específicos

Os policiais do Dipol foram treinados especificamente pelo Departamento de Inteligência e também pela Academia da Polícia Civil. Um convênio está sendo firmado com a UNESP (Universidade Estadual Paulista) e UNB (Universidade de Brasília) e cerca de 30 vagas estarão sendo disponibilizadas num inédito curso de Pós-Graduação em Gestão de Informações de Segurança Pública. O curso será ministrado por docentes da UNB, Unesp e professores americanos e canadenses.

O Dipol também está firmando convênio com o FBI – Federal Bureau Investigations, com a Organização das Nações Unidades (ONU) através do Office for Drug Control and Crime Prevention, com a Polícia Nacional Francesa e a Polícia Italiana, visando a troca de informações e tecnologias no combate à criminalidade.