Segurança Pública ganha reforço de 184 novos delegados

Decreto de nomeação e lista dos aprovados em concurso público sai no Diário Oficial desta terça-feira, dia 20

ter, 20/07/2004 - 11h36 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou decreto nesta segunda-feira, dia 19, nomeando 184 delegados aprovados em concurso público, que “exigiu uma organização esmerada, planejamento e uma ótima infra-estrutura: concorreram cerca de 19 mil participantes para as 184 vagas”, observou o governador Geraldo Alckmin. O decreto está publicado no Diário Oficial do Estado – Poder Executivo, Seção II, desta terça-feira, 20 de julho.

O período de provas do concurso durou do dia 28 de setembro de 2003 ao dia 7 de abril deste ano. “A data do concurso foi estabelecida de acordo com a previsão dos técnicos da área de finanças sobre o aumento de arrecadação, de modo a garantir a cobertura das despesas, sem ultrapassar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou o governador.

Depois da nomeação, os novos delegados, que terão salários de R$ 2.750, serão classificados pela Delegacia Geral na Academia de Polícia e farão um curso que dura cerca de 7 meses (1.200 horas/aula), com 25 disciplinas. As principais são: Inquérito Policial, Direitos Humanos, Armamento e Tiro, Defesa Pessoal, Condicionamento Físico, Administração Financeira e Orçamentária, Administração de Pessoal, Material e Transporte, Gerenciamento de Crises, Direito Penal Ambiental, Direito Administrativo Disciplinar, Organização Policial, Telecomunicações e Informática.

Ao final do curso os delegados já estarão aptos a exercer suas funções e a Delegacia Geral fará a distribuição dos profissionais pelas várias regiões do Estado: Capital, Região Metropolitana e Interior.

O governador destacou que a relação candidato/vaga (102) desse concurso demonstra o interesse que a carreira policial desperta e que a nomeação desses servidores “faz parte do esforço do Governo para aumentar o efetivo e corresponder à confiança sempre crescente da população no sistema de segurança do Estado”.

Essas nomeações se juntam às várias outras medidas adotadas pelo Estado, tais como, a criação de companhias da PM, para maior integração entre as polícias Civil e Militar; o aumento do pessoal, chegando a 130 mil policiais no Estado; e melhoria do equipamento policial, com a compra de novas armas, helicópteros e viaturas. “Felizmente, esse trabalho vem dando resultados e merecendo o reconhecimento da população”, finalizou Alckmin.