Segurança pública da Grande São Paulo recebe reforço

PM tem 135 novos policiais e 23 viaturas e Polícia Civil conta com mais três veículos

qua, 27/02/2002 - 11h52 | Do Portal do Governo


Municípios da região da Grande São Paulo receberam, nesta quarta-feira, dia 27, reforço na área da Segurança Pública. O governador Geraldo Alckmin esteve em Guarulhos para a cerimônia de formatura dos 135 policiais militares que passam a integrar equipes da PM de Guarulhos, Suzano e Franco da Rocha. Também entregou 26 viaturas, sendo 23 para a PM e três para a Polícia Civil. Os veículos destinam-se às cidades de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Suzano, Mogi das Cruzes e Franco da Rocha.

Os 135 recém-formados vão atuar no policiamento ostensivo, preventivo e comunitário dos três municípios, sendo que o 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Guarulhos, recebeu 35 homens. Já o 17º BPM, em Mogi das Cruzes, passa a contar com 35 novos policiais. E o 26º Batalhão, em Franco da Rocha, tem mais 65 homens. Alckmin destacou que os policiais tiveram um ano de estudo, com treinamento. ‘A polícia tem conquistado uma vitória a cada dia. Nós nos orgulhamos muito da nossa polícia’, enfatizou.

O reforço, de acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Saulo Abreu, vai ajudar a combater o crime e manter a paz. ‘E é isso que a população deseja da polícia’, afirmou.

Já os veículos foram divididos da seguinte forma: nove viaturas Blazer para o 15º BPM, responsável pelo município de Guarulhos; oito veículos para o 31º Batalhão, que faz o policiamento da região que limita Guarulhos com as cidade de Arujá e Santa Isabel; três viaturas para o 32º Batalhão, responsável pelo policiamento de Suzano; um veículo para o 17º Batalhão, localizado em Mogi das Cruzes; e duas viaturas Blazer para o 26º Batalhão, em Franco da Rocha. Outras três viaturas vão para o Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) da Polícia Civil de Guarulhos.

Segundo o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT), a questão da Segurança Pública não é de responsabilidade apenas do Estado, ‘mas é também da União, dos municípios e da sociedade’.

‘A população deve participar das iniciativas e dos planejamentos da polícias nas suas regiões’, observou o comandante-geral da Polícia Militar, Rui César Melo.

Nos últimos seis anos, o Governo Estadual repassou 12.506 veículos para as polícias. Com isso, pela primeira vez na história de São Paulo, a frota de carros da polícia atinge a idade média de três anos. Desde 1995, o Governo paulista investiu mais de R$ 460 milhões na compra de carros, armamentos e equipamentos de informática e de telecomunicações para modernizar a infra-estrutura das duas corporações e aprimorar o trabalho dos policiais.

Alckmin lembrou ainda que o Governo paulista entrega hoje 19 escolas em Guarulhos. ‘A educação é o melhor investimento público’, apontou.

O governador também informou que está destinando R$ 2,9 milhões para as obras de canalização do córrego Baquirivu e que o município receberá uma unidade do Poupatempo. Além disso, o Governo de São Paulo vai construir um novo fórum na cidade.

Gislene Lima/Cíntia Cury