Segurança: Projeto piloto vai permitir rastreamento de viaturas

Iniciativa inédita no Brasil utiliza o sistema GPS

qua, 07/08/2002 - 11h59 | Do Portal do Governo

O Departamento de Investigações sobre Narcóticos de São Paulo inaugura nesta quarta-feira, dia 7, às 14h30, na Capital, um sistema inédito no Brasil de rastreamento de viaturas através de GPS (chip de rastreamento por freqüência de rádio digital). As primeiras 20 viaturas do Denarc rastreadas por GPS serão monitoradas diretamente por uma central (‘Sala de Situação’). Essa operação possibilita a organização de operações de combate ao tráfico de drogas, cercos a traficantes e apoio aos agentes em possíveis confrontos, de forma mais imediata.

A adoção deste sistema pretende garantir maior segurança aos agentes e auxiliar no sucesso de operações predeterminadas ou em operações factuais através de denúncias.

A iniciativa da Secretaria de Segurança Pública, com apoio da iniciativa privada, prevê a implantação desse sistema, a longo prazo, em todas as viaturas do Denarc, podendo se expandir para outros departamentos da Polícia paulista. Num momento mais avançado o programa pretende equipar e treinar os agentes do Denarc para o uso de PALM TOP (computador de mão) e a instalação de microcâmeras em todas as viaturas.

Presença do secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, e do diretor do Denarc, delegado Ivaney Caires.

Data: quarta-feira, 7 de agosto de 2002
Horário: 14h30
Local: Rua Moncorvo Filho,410 / Butantã (Sede do Denarc/IC)