Segurança: Projeto da Polícia Militar pode levar ao 2º certificado de qualidade total – ISO 9001

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seg, 27/05/2002 - 18h35 | Do Portal do Governo

No início do mês, a Diretoria de Finanças da Polícia Militar lançou um desafio aos integrantes do departamento: a busca de maior qualidade nos serviços prestados à população. A diretoria se comprometeu de, até o fim do ano, concentrar esforços para adquirir o certificado de qualidade total do Programa de Certificação pela Norma Brasileira (NBR) International Organization for Standardization (ISO) 9001, versão 2000. ‘O nosso objetivo é oferecer um serviço mais rápido e mais eficiente’, afirmou o diretor de Finanças da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Luís Carlos de Oliveira.

O primeiro certificado de qualidade total da Polícia Militar foi concedido ao Centro de Despesas de Pessoal (CDP). O CDP recebeu o certificado ISO 9001-2000, no ano passado, ao passar por um processo de ajustes e auditoria realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, órgão brasileiro, porém, reconhecido pelo ISO, maior organismo certificador de qualidade do mundo.

América Latina – A busca pela qualidade total em órgãos públicos foi um dos grandes sonhos do governador Mário Covas, que criou em 1995 o Instituto Paulista de Qualidade e o vinculou à Justiça. Em 1997, um dos primeiros órgãos públicos a receber a certificação foi o Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). A equipe da Divisão do Laboratório Central iniciou um trabalho de divulgação através de palestras aos órgãos públicos a fim de melhorar a produtividade e o atendimento nesses setores. Gratuitamente, os integrantes do comitê de qualidade – médicos do HC – Sumita, Maria Elizabete Mendes, chefe do Laboratório de Análises Clínicas do HC, e Vera Lúcia Pagliusi, chefe da seção de Parasitologia Clínica, iniciaram uma série de consultorias às empresas públicas.

Exigências – Seguir a normativa da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e colocá-las em prática é o passo para se preparar à auditoria final. Entre algumas das exigências para a certificação estão o planejamento, a capacitação de todos os funcionários, a boa liderança, o envolvimento de pessoas, a abordagem de processos, a visão de futuro, a excelente gestão de recursos, a educação, o controle de documentos e registros, a satisfação das necessidades sociais, entre outras.

Evitar erros, desperdícios dos recursos públicos, incorporar conhecimentos científicos e tecnologias baseados em princípios e valores éticos, morais e legais para tornar o atendimento da polícia à população muito melhor, é a meta da Diretoria de Finanças, explicam Higuti e o coronel Luís Carlos Oliveira. ‘A certificação resgatará a imagem do servidor público e fará com que as pessoas passem a enxergar melhor o nosso trabalho que deve ser de qualidade, como é o direito do cidadão’, disse Maria Elisabete.

A Diretoria de Finanças da PM, que existe há 26 anos, é responsável pela distribuição de recursos orçamentários e financeiros a 107 unidades de despesas (gestoras e executoras) da Polícia Militar nos principais municípios do Estado, onde estão sedes de Batalhões e Comando de Policiamento. Desde a compra de gasolina para as viaturas às demais necessidades diárias para a operacionalidade do policiamento ostensivo é de responsabilidade da Diretoria Financeira.

Lilian Santos
Da Secretaria de Segurança Pública

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