Segurança: Programa da PM de São José do Rio Preto incentiva comércio a não vender armas de brinqued

nd

qua, 19/06/2002 - 20h42 | Do Portal do Governo

‘Desarme a violência, eleja a vida’. Este é o nome do programa implantado pela Polícia Militar de São José do Rio Preto que incentiva o fim da violência por meio do desarmamento da população. Além de estimular a entrega de armas de brinquedo e jogos violentos entre as crianças, a campanha tem a missão de conscientizar a sociedade, escolas, comércio e outras entidades com ações educativas.

A abertura do programa, este ano, foi realizada nesta quarta-feira, dia 19, no Sesc de São José do Rio Preto (Av. Francisco Chagas de Oliveira nº 1.333, Jardim Pinheiro).

Por toda a cidade estão sendo montados postos de arrecadação em diversas bancas de jornais, na base comunitária da PM no centro da cidade, no Senai e na sede do Sindicato de Comércio Varejista de São José do Rio Preto.

No ano passado, a campanha arrecadou mais de 500 armas de brinquedo na cidade. A maioria das lojas se comprometeu a não mais vender esses tipos de brinquedos e recebeu pelo compromisso assumido o ‘Selo de Certificação da Campanha’.

A iniciativa vai estimular os alunos das escolas de educação infantil, ensino médio e fundamental por meio de um concurso de redação e desenho relacionados ao tema. Haverá ainda a entrega de prêmios às escolas, aos alunos, aos pais e professores que obtiverem destaque nos trabalhos.

O programa será encerrado no dia 9 de novembro. No decorrer de sua duração haverá ciclo de palestras e debates nas universidades e escolas de ensino médio da região, organizados pela OAB de São José do Rio Preto, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Diretoria Regional de Ensino e Diretório Acadêmico das universidades envolvidas.

Marcelo Bossi
Da Secretaria da Segurança Pública