Segurança: Presença de mães altera rotina de ocorrências na Febem de São Vicente

Unidade é considerada modelo para a política de municipalização e regionalização da fundação

seg, 11/04/2005 - 18h52 | Do Portal do Governo

Após um ano de implementação do Projeto Mães de Apoio, unidade é considerada modelo para a política de municipalização e regionalização da fundação

‘É um orgulho para mim saber que a nossa unidade está servindo de exemplo na reeducação desses jovens. Faz mais de um ano que não registramos ocorrências e, depois que as mães começaram a participar do nosso dia-dia, essa situação só melhorou’, comemora o diretor da Unidade de Internação de São Vicente, Luiz Ribeiro Lopes.

Iniciado em 2000, no Complexo Raposo Tavares, como um projeto-piloto, o Mães de Apoio hoje serve como referência no modelo de reinserção social para as 77 unidades da Febem. Atualmente, por determinação do secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania e presidente da Febem, Alexandre de Moraes, todas as unidades devem participar da iniciativa – que foi incorporada pela atual gestão como meta prioritária para o desenvolvimento de uma nova política de ressocialização de menores infratores.

Prezando pela transparência das ações desenvolvidas nas unidades, a Febem de São Vicente abre suas portas três vezes por semana para as mães acompanharem o dia-dia de seus filhos. Elas assistem as aulas, participam das oficinas profissionalizantes, almoçam, fazem atividades espotivas e, ao final do dia, ainda conversam com educadores e funcionários para saber como seus filhos andam se comportando.

Outro fator importante na reeducação desses jovens, de acordo com o diretor da unidade, são os cursos profissionalizantes que são oferecidos no local. ‘Vejo bastante motivação por parte deles (internos) durante as aulas. Eles realmente gostam’. Já sobre o êxito de sua gestão frente ao cargo de chefia, Luiz resume: ‘O respeito, a disciplina e a capacitação são os alicerces para o sucesso do nosso trabalho’.