Segurança: Polícias Civil e Militar vão reforçar segurança em Aparecida neste feriado

Cerca de 350 mil fiéis devem passar pela cidade para visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida

sex, 10/10/2003 - 18h25 | Do Portal do Governo

As operações montadas pelas Polícias Civil e Militar para o feriado do dia 12 de outubro em Aparecida (Interior de São Paulo) vão contar neste ano com o reforço de dez equipes do Deic (Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado) de São Paulo, e de outros departamentos especiais da Polícia Civil. A Operação Aparecida começa à meia-noite de domingo (12/10). Cerca de 350 mil fiéis devem passar pela cidade para visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

O Deic vai enviar dez carros, com uma média de três policiais por veículos, e um helicóptero do departamento. Dois delegados também vão estar na cidade para coordenar as equipes no policiamento durante os finais de semana de outubro. Esta é a primeira vez que o grupo reforça o esquema de segurança, que é montado todos os anos pela Polícia Civil de Aparecida, que atuará no município por meio do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubo e Assaltos). Também darão apoio à Operação Aparecida os policiais do GER e do Grupamento Anti-Bomba da Polícia Civil.

Neste mês, cerca de 400 homens das Polícias Civil e Militar vão estar trabalhando no policiamento com o objetivo de combater principalmente os batedores de carteira. Os policiais militares ficarão responsáveis pela segurança ostensiva, enquanto os policiais civis vão atuar, em alguns casos, sem uniformes para identificar os suspeitos.

O policiamento está organizado em cinco bases, quatro delas distribuídas nos pontos mais críticos para furtos, como o posto de atendimento ao romeiro, a entrada do pátio do santuário, a praça em frente à basílica velha e a avenida Júlio Prestes, onde é realizada uma feira livre.

Para evitar os furtos ou roubos, os fiéis devem, de acordo com as Polícias Civil e Militar, estar atentos às bolsas, preferindo levá-las junto ao corpo, não colocar dinheiro no bolso traseiro e evitar retirar quantias ou mexer em carteiras fora das lojas.

A operação no feriado vai contar também com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental. As corporações vão estar com grupos de resgate e barcos no porto Itaguaçu, onde foi encontrada a imagem da santa, para a segurança e atendimento aos romeiros.

Da Segurança Pública

M.J.