Segurança: Policiamento ostensivo no Estado contará com mais 6 mil soldados

Serviços administrativos da Polícia Militar serão realizados por jovens voluntários, liberando os policiais para o patrulhamento das ruas

sex, 08/03/2002 - 13h02 | Do Portal do Governo

O policiamento ostensivo no Estado de São Paulo passará a contar com mais 6 mil soldados da Polícia Militar (PM). O aumento está sendo possível com a criação da Lei que institui o Serviço Voluntário na Polícia Militar, sancionada nesta sexta-feira, dia 8, pelo governador Geraldo Alckmin. A norma autoriza a contratação de jovens (homens e mulheres), entre 18 e 23 anos, para realizar os serviços administrativos da corporação, liberando os policiais que atualmente realizam estas funções para o patrulhamento.

O aumento quantitativo e qualitativo da corporação era uma antiga reivindicação da Polícia Militar. Para o tenente-coronel Renato Penteado Perrenoud, a nova Lei atende estas duas necessidades. Ele acredita que a Polícia ficará mais forte para combater a criminalidade. “Há anos vínhamos pedindo isso, pois teremos mais policiais para agir nas ruas”, disse.

Perrenoud explicou que nos próximos dias será realizado um alistamento regional em todo o Estado, para iniciar o processo de seleção. “Os jovens vão trabalhar nas mesmas regiões em que se inscreveram”, disse. Informou ainda que os policiais liberados também vão permanecer na mesma região em que atuavam. “Não haverá transferências”, adiantou.

Os novos contratados não terão poder de Polícia, mas serão importantes na realização de trabalhos burocráticos. Manutenção de viaturas e prédios; digitação; organização de arquivos; controle de almoxarifado; serão algumas das atividades que irão desempenhar. “Vamos colocá-los na função em que apresentarem mais habilidade”, analisou Perrenoud. O contrato prevê o prazo de um ano de atuação dos auxiliares, mas poderá ser renovado por mais um ano no fim do período.

Além de possibilitar o aumento do número de policiais nas ruas do Estado, a iniciativa contribui para a redução do desemprego, oferecendo oportunidade de profissionalização para os jovens que estão prontos para entrar no mercado de trabalho. Os voluntários vão receber uma bolsa mensal de dois salários mínimos.

Os interessados em atuar no Serviço Voluntário da PM devem ter idade entre 18 e 23 anos e primeiro grau completo. Terão de passar por uma seleção de conhecimentos gerais; exames médico, físico e psicológico; e exame de idoneidade moral. Os prazos e locais de inscrição serão divulgados em breve pela Polícia Militar.

Rogério Vaquero