Segurança: Policiais com motos auxiliam na redução do número de crimes nas ruas da capital

Ação da patrulha da PM conseguiu diminuir 21% dos roubos e 9% dos furtos nos corredores das rondas

sex, 11/11/2005 - 18h29 | Do Portal do Governo

Ação da patrulha da PM conseguiu diminuir 21% dos roubos e 9% dos furtos nos corredores das rondas

Policiais militares que patrulham com motocicletas os 30 maiores corredores viários da capital contribuíram para reduzir a criminalidade, além de trazer maior sensação de segurança e mais agilidade no atendimento ao cidadão, indica análise da Secretaria da Segurança Pública. Instituído em abril de 2004, o Programa Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) permitiu diminuir, entre 1º de maio e 30 de setembro, 21% dos roubos e 9% dos furtos nas ruas onde as rondas são realizadas. Os dados foram comparados com os registrados no mesmo período do ano passado. O policiamento do Rocam tem início às 7 horas e se estende até às 23 horas. As equipes são divididas em dois turnos, num total de 856 policiais e 428 veículos.

Com as novas motos, recebidas no dia 20 do mês passado, a frota da capital ficará com 624 veículos; o número de soldados nas ruas passará para 1.160 e o total de corredores patrulhados saltará para 85. Mesmo com os 580 novos veículos, a frota não sofrerá grande aumento porque boa parte das que estão em circulação passará por manutenção ou troca, já que são muito antigos. Outras motos serão distribuídas em quatro municípios da Grande São Paulo, sete do interior, Guarujá e Santos.

As 428 motos circulam todos os dias nos principais corredores de trânsito da cidade para coibir a ação de bandidos nos congestionamentos, atuando especialmente no combate a furtos e roubos.

De maio a setembro, o número de furtos nos locais patrulhados caiu de 6.286 para 5.729 (redução de 557) e os casos de roubos passaram de 5.393 para 4.286 (queda de 1.107). A meta, disse o secretário Saulo de Castro Abreu Filho, ‘é diminuir cada vez mais os índices, a exemplo do que ocorreu com o homicídio, que teve queda pelo terceiro ano consecutivo’.

Mobilidade – As três maiores reduções do número de furtos foram registradas nos corredores Paulista (109), Ipiranga (58) e Marginal Pinheiros (43). Dos 30 corredores, 12 notificaram aumento médio de 17 casos. A Avenida Marechal Tito teve a maior queda de ocorrência de roubo (84), seguida da Avenida Paulista (78). Em terceiro ficou a Av. Engenheiro A. Arruda Pereira (72). As avenidas Cruzeiro do Sul, Morumbi, Bandeirantes e Mateo Bei apontaram, em média, 15 casos a mais.

O tenente Émerson Massera Ribeiro, do Comando de Policiamento da Capital, diz que a principal vantagem da moto no combate ao crime é a mobilidade. ‘O veículo oferece resposta quase instantânea do policial e tira a vantagem dos criminosos que usam motos em roubos. Como as vias patrulhadas têm trânsito pesado, os bandidos se valiam disso para a fuga. Agora, não.’

Os corredores selecionados para patrulhamento são os que têm os mais altos índices de congestionamento, o maior número de assaltos em semáforos, os que ligam um bairro a outro e os que fazem conexão com rodovias. De de abril a outubro, o Rocam realizou 119.683 abordagens, prendeu 679 pessoas em fragrante, recolheu 128 armas, recapturou 72 condenados e apreendeu 54 quilos de drogas.

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial