Segurança: Policiais civis são homenageados pela Secretaria da Segurança Pública

nd

qui, 21/03/2002 - 17h13 | Do Portal do Governo

A solenidade de entrega do diploma de honra ao mérito ao Policial do Mês foi realizada nesta quarta-feira, dia 20, no auditório do Palácio da Polícia Civil, no bairro da Luz, em São Paulo. Quatro equipes, num total de 70 policiais civis, foram homenageadas pela brilhante atuação no combate à criminalidade.

O evento contou com a participação do secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira, do delegado-geral da Polícia Civil, Marco Antonio Desgualdo, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rui César Melo e integrantes do Conselho da Polícia Civil.

O Policial do Mês foi criado em 1987 pela Delegacia Geral de Polícia para enaltecer e incentivar nos policiais o espírito de abnegação e coragem no exercício de sua função. Todas as equipes homenageadas foram indicadas depois de um rígido processo de avaliação de departamentos da Policia Civil e do Conselho da Polícia. Foram considerados o reconhecimento público e da mídia pelo trabalho desses policiais.

O delegado seccional de Itaquera, Nelson Silveira Guimarães, foi o primeiro a receber o diploma. Ele e sua equipe com 12 policiais receberam os títulos de Policial do Mês, em função da prisão dos responsáveis pelo roubo de armas do 12.º Batalhão da Polícia Militar, na zona sul de São Paulo, em fevereiro de 2001.

O diretor das Delegacias do Interior (Deinter-7) da região de Sorocaba, Ivaney Cayres de Souza, também recebeu o Policial do Mês, pelos trabalhos realizados com sua equipe, de 19 policiais, em dezembro de 2000. A equipe foi responsável pela prisão do menor F.P., conhecido como Batoré. Entre vários crimes praticados pelo adolescente estão 15 homicídios, incluindo o de um delegado de Guarulhos e de mais dois policiais.

Os trabalhos realizados no mês de junho de 2001 pela Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) da Delegacia Seccional de Santos (Deinter 6) também foram reconhecidos. A equipe formada por 11 policiais conseguiu desbaratar uma quadrilha de narcotraficantes que agia no Litoral e mantinha uma refinaria de drogas no município de Boituva. Seis pessoas foram presas, entre elas, dois bolivianos.

O Policial do Mês também foi entregue para cada um dos 24 policiais da Dise da Delegacia Seccional de Ribeirão Preto (Deinter 3). Os policiais apreenderam mais de 800 quilos de drogas entre os meses de julho e agosto do ano passado.