Segurança: Polícia Militar promove palestra de segurança em condomínios na Zona Sul

A organização do evento é do 12º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano

ter, 13/09/2005 - 16h12 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 14, palestra realizada este ano, os tópicos abordados são o comportamento e as atitudes recomendáveis para reduzir os crimes em condomínios; a importância do uso de equipamentos e técnicas de segurança; como utilizar conscientemente o telefone de emergência da PM (190); e as estratégias de patrulhamento da Polícia Militar na área do 12º BPM/M.

Na última palestra foram levantadas algumas medidas que dificultam a ação de criminosos em áreas de condomínios: instalação de equipamentos básicos de segurança (câmeras, interfones, cercas); identificação de visitantes (sem exceções); patrulhamento das principais áreas de acesso ao prédio e comunicação entre síndicos, condôminos e porteiros, como, por exemplo, em casos de viagens longas.

A palestra será realizada na rua Rafael Iório, 160, no Campo Belo, com início previsto para as 19h30. Mais informações pelo telefone (0xx11) 5044-0833 – ramal 233; ou pelo e-mail 12bpmmp5@polmil.sp.gov.br.

Operação Condomínio

A área do 12º Batalhão compreende os bairros de Moema, Ibirapuera, Campo Belo, Brooklin, Vila Mariana, Paraíso e Vila Olímpia. Entre os meses de setembro de 2004 e julho deste ano, foram registrados 22 roubos a condomínios na região. Oito deles só na região de Moema.

Em vista do alto número de roubos a condomínios, o 12º Batalhão lançou, no dia 25 de abril, a Operação Condomínio. Da data de implementação até o dia 31 de julho, 15.545 rondas foram feitas em áreas de condomínios da Zona Sul. Os objetivos são prevenir e inibir invasões aos prédios. “Ficamos do dia 25 de abril até 13 de agosto sem registrar incidente”, enfatizou o tenente Samuel Phelippe, oficial de Comunicação Social do 12º BPM/M.

O último assalto a prédio na região foi registrado no dia 13 de agosto, num prédio empresarial da rua Vergueiro, no Paraíso. De lá para cá, são quase 30 dias sem registro de roubo a condomínios. “A ronda continua operante”, afirma o tenente. “Um fator de destaque da operação é a aceitação da comunidade ao trabalho e aproximação da Polícia com esses setores da sociedade”.

Prevenção

A iniciativa de patrulhamento e ronda em regiões de condomínios partiu de um fato concreto: a Zona Sul da Capital vinha registrando um número crescente de assaltos a prédios. Parte do sucesso da Operação Condomínio, iniciada em 25 de abril e ainda na ativa, deve-se ao apoio que a comunidade, interessada num policiamento comunitário direcionado especialmente às áreas de condomínios, deu aos policiais do 12º Batalhão da PM da Capital.

Na última sexta-feira (9) houve um arrastão em um edifício de luxo no centro de Mogi das Cruzes (51 quilômetros a Leste da Capital). Uma quadrilha dominou o prédio inteiro. “Foi o primeiro incidente de grandes proporções registrado na região”, afirmou o delegado Júlio Vaz Ferreira Neto, da Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes. A Polícia indiciou duas pessoas e apreendeu duas armas na operação. “Temos realizado operações em conjunto com a Polícia Militar, que visam abranger a área da Seccional, não especificamente aos condomínios e prédios de luxo”, complementou.

A mesma situação ocorre na região de Cotia (33 quilômetros a Oeste da Capital). No mesmo dia do assalto ao prédio de Mogi das Cruzes, dois homens mascarados invadiram uma casa de um condomínio térreo no bairro da Granja Viana e levaram cerca de R$ 60 mil. A Polícia ainda não localizou os autores do crime, mas já tem nomes suspeitos. Ao longo dos quilômetros 22 e 30 da rodovia Raposo Tavares, conhecida por “miolo da Granja”, existem cerca de 100 condomínios.

Thiago Linguanoto e Joyce Ribeiro