Segurança: Polícia desmantela quadrilha de seqüestradores da Zona Sul da Capital

nd

qua, 03/04/2002 - 11h12 | Do Portal do Governo

A Divisão Anti-seqüestro (DAS), da Polícia Civil, anunciou nesta terça-feira, dia 2, o desmantelamento de uma das mais perigosas quadrilhas de seqüestradores de São Paulo, conhecida como a “Quadrilha do Capão Redondo”, da Zona Sul da Capital.

O principal líder do bando, André de Souza Moitinho, 21 anos, morreu depois de resistir à prisão e trocar tiros com a polícia no Capão Redondo. Ele chegou a ser levado ao Pronto Socorro do Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos. André Moitinho estava com prisão preventiva decretada e era procurado por seis casos de seqüestros, mas a polícia suspeita da participação dele em pelo menos 20 outros casos.

Segundo o diretor da DAS, delegado Wagner Giudice, essa quadrilha vinha expandindo suas ações criminais desde agosto de 2001. As vítimas preferenciais eram adolescentes e mulheres, geralmente pequenos comerciantes e micro-empresários, que lhes rendiam de R$ 10 mil a R$ 100 mil reais.

As investigações, realizadas nos últimos cinco meses, levaram à prisão de 15 integrantes do bando. Numa delas, a polícia prendeu três marginais num cativeiro e liberou um refém de 16 anos. Wagner Giudice informou ainda que os policiais da Divisão Anti-seqüestro continuam nas investigações para prender os três últimos integrantes da quadrilha do Capão Redondo, que estão foragidos.