Segurança: Polícia começa a oferecer novo padrão de atendimento nas delegacias

Novo modelo será implantado por 202 formandos do Programa de Melhoria da Qualidade no Atendimento, em delegacias do Poupatempo

seg, 06/05/2002 - 13h09 | Do Portal do Governo

O secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira, e o delegado-geral da Polícia Civil, Marco Antônio Desgualdo entregaram no início deste mês, em São Paulo, os certificados de conclusão do curso ‘Um novo padrão de atendimento na Delegacia de Polícia’ a 202 policiais civis e estagiários de Direito e Serviço Social, que trabalharão nas Delegacias Poupatempo.

‘O nosso objetivo é atender bem a população. Esse é nosso dever, somos servidores e a nossa nova filosofia de trabalho é atender bem, por menor que possa parecer o problema daquele que busca uma delegacia’, disse o delegado-geral durante discurso.

O secretário-adjunto afirmou que o Programa de Melhoria da Qualidade no Atendimento das Delegacias de Polícia simboliza uma nova era nas delegacias do Estado. ‘Essa parceria com a Fundap nos dará aspectos positivos e propiciará ao policial civil mais tempo para desenvolver o trabalho de investigação’, explicou.

Parceria

Para o estagiário de Direito, Laerte Sebastião Pinheiro, participar do curso foi um fator muito positivo em sua carreira. Ele, que está se formando este ano e pretende ser promotor de Justiça, disse que a experiência adquirida no curso o ajudará a atuar de uma forma mais humana no Distrito Policial. A assistente social Duscelina Ferreira lembrou que a humanização no tratamento com a população é um dos principais fatores da nova delegacia. ‘Com certeza a qualidade dos serviços irá melhorar’, afirmou.

Treinamento

No total, 960 pessoas serão treinadas para atuar nas 12 delegacias-piloto Poupatempo. O curso é ministrado pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Delegados, escrivães e investigadores têm 16 horas/aula, enquanto que agentes policiais passam por um treinamento de 32 horas/aula e os estagiários de Direito e Serviço Social, 44 horas/aula.

Durante o curso os alunos visitam delegacias, agências do Poupatempo, conhecem a estrutura organizacional das delegacias, conhecem o novo pradão de atendimento e as medidas estratégicas para a implantação do atendimento com qualidade total.

Segundo a coordenadora da execução do projeto de Melhoria da Qualidade no Atendimento das Delegacias de Polícia, delegada Miriam Pereira Batista, o atendimento à população será feito de forma a não constranger as pessoas que precisem ir até uma delegacia. Presos recapturados, pessoas com mandato de prisão preventiva e presos em flagrantes entrarão nas delegacias por uma porta lateral.

O novo padrão de atendimento deve ser implantado ainda neste mês pela Secretaria da Segurança Pública nas delegacias do Itaim Bibi (15º DP) e Brooklin (96º DP), na zona sul; em Ermelino Matarazzo (24º DP), na zona leste da Capital, e no 5º Distrito Policial de Campinas, interior do Estado.