Segurança: Polícia Civil prende assassinos de turistas mortos no Guarujá

nd

ter, 27/01/2004 - 11h29 | Do Portal do Governo

A Polícia Civil prendeu quatro pessoas acusadas de assassinar dois turistas na cidade de Guarujá, Litoral Sul, na madrugada do último sábado. O crime aconteceu depois de um assalto na praia da Enseada em que uma quadrilha formada por dois homens e dois adolescentes levou cerca de R$ 100 e o carro das vítimas.

Segundo a polícia, as vítimas, que foram amordaçadas e tiveram os pés e mãos amarrados, assistiram à abertura da própria cova na qual foram enterrados após terem sido assassinados com um tiro na cabeça cada um.

A polícia prendeu os quatro acusados entre a tarde de domingo e a manhã de ontem. Durante interrogatório, um deles teria afirmado que o grupo decidiu matar os turistas depois de descobrir que um era militar.

As vítimas José Carlos de Souza Júnior, 22, estudante, e o cabo Marcel Rodrigues Gonçalves, 21, ambos de Jundiaí (Interior de São Paulo) eram amigos de infância, e passavam o final de semana no litoral junto com familiares em um apartamento em Praia Grande.

Na noite de sexta-feira, saíram no carro de Souza Júnior para passear no Guarujá. Com o veículo estacionado nas imediações do morro do Maluf, na praia da Enseada, foram abordados pelo grupo.

Como não voltaram para Praia Grande, os parentes passaram o sábado e o domingo no Guarujá em busca de informações. Na tarde de sábado, policiais militares localizaram o carro na favela do morro Cachoeira.

No momento em que avistou os policiais, Rodrigo Bezerra dos Passos, 23, fugiu para o interior da favela. De acordo com a polícia, depois de preso ele confessou, em depoimento, ter disparado contra as vítimas. Passos apontou dois adolescentes, um de 15 e outro de 16 anos, como integrantes da quadrilha, ambos também detidos na tarde de domingo. O quarto acusado foi detido na manhã de ontem. Adriano Galvão da Silva, 24, foi denunciado por um tio.

Segundo a Polícia Civil, Rodrigo dos Passos afirmou que o grupo decidiu matar os dois amigos depois de encontrar no bolso da camisa de Gonçalves a carteira de identificação de militar do Exército. No barraco onde Passos morava, investigadores acharam a carteira de habilitação de Souza Júnior, além de porções de cocaína e maconha.

Os assassinatos ocorreram em um terreno nas proximidades da favela Nova Aldeia, no distrito de Vicente de Carvalho. De acordo com a polícia, enquanto as vítimas aguardavam a execução, os dois adolescentes teriam cavado o buraco onde as enterraram.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança

M.J.