Segurança: Polícia Ambiental realiza apreensões de pranchas de cedro e carvão vegetal

Apreensões foram realizadas nos municípios de Mirandópolis e Juquiá

ter, 26/08/2003 - 20h31 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar Ambiental realizou na última sexta-feira, dia 22, apreensões de pranchas de cedro, em Mirandópolis, e de carvão vegetal, em Juquiá. Trata-se de produtos de origem vegetal sem a necessária licença ambiental. Em outras ações na mesma data, fez autuações por supressão ilegal de vegetação e extração ilegal de areia, além de apreensões de armas e animais silvestres abatidos.

Em Mirandópolis, foram presos Luiz Vicente Nogara e Basílio Martins Pereira. No mesmo dia, soldados da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, atendendo a uma denúncia, apreenderam 270 sacos de carvão de 20 quilos cada sem licença ambiental, no Sítio Esperança, na Estrada do Araribá, no km 52, no Bairro Araribá, em Juquiá. O dono da carga, Daniel de Oliveira, foi detido e encaminhado ao Distrito Policial local, onde foi autuado por armazenar subprodutos de vegetação natural.

No Município de Pilar do Sul, soldados da 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Ambiental, a partir de uma denúncia, foram ao Sítio Murat, na Estrada Vicinal José de Almeida Rosas, km 13, onde constataram a extração ilegal de areia no leito do Rio Sarapuí. O proprietário do imóvel, Armando Murat, não se encontrava no local mas foi determinada a remoção da draga para a delegacia local, bem como de equipamentos como bomba d’água, barras de cano de PVC, mangote e tambores.

No sábado (23), a políciais do 4ª Companhia do 2º Batalhão, efetuaram a apreensão de 1 espingarda cartucheira calibre 28 sem marca aparente, 1 espingarda cartucheira calibre 28, marca Imbel, 1 espingarda calibre 22, marca Remington, 151 cartuchos intactos de calibre 22, 8 cartuchos intactos calibre 28, 14 cartuchos calibre 32, sendo 3 intactos e 11 deflagrados, 2 calibradores para munição, 1 fisga, 445 g de chumbo, 55 g de pólvora, 91 espoletas, 1 pio para atrair capivara e uma capa de espingarda.

A ação foi decorrente de uma denúncia de caça e, com a autorização do morador, Vanderlei Aparecido de Oliveira, os policiais vistoriaram o Sítio Barra das Araras, no no Bairro Lajeado, no Município de Óleos, onde fizeram a apreensão.

Em Itapetininga, os policiais prenderam Lauro da Silva Soares, conhecido como Laberbiano, portando ilegalmente um garruchão de fabricação caseira, 80 espoletas e cerca de 100 g de pólvora e 200 g de chumbo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança

M.J.