Segurança: Polícia Ambiental lança revista e linha 0800 para denúncias

Telefone 0800-132060 passa a ser o principal canal para denúncias de crimes ambientais

qua, 03/11/2004 - 9h48 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de aproximar ainda mais a comunidade dos trabalhos realizados pela corporação, a Polícia Militar Ambiental do Estado lançou no mês passado dois serviços: uma linha telefônica gratuita 0800 e a revista Segurança Ambiental.

O número 0800-132060 passa a ser o principal canal para denúncias de crimes ambientais. Fornece também orientação sobre segurança na área rural e, em todas as ligações, mantém em sigilo o nome do denunciante. O serviço recebe informações sobre casos de desmatamento, caça ou pesca clandestinas e maus-tratos de animais, entre outros.

Cada ligação recebe um número que identifica o atendimento prestado e possibilita ao denunciante acompanhar o andamento do trabalho da Polícia Militar Ambiental. A centralização das denúncias nesse número telefônico permite acelerar as respostas à população dos casos comunicados.

Antes de entrar em funcionamento em todo o Estado, a linha foi testada por um ano nas regiões do litoral norte e sul. Nesse período, a polícia identificou o aspecto educacional do serviço, já que parte das ligações era de pedido de informações e esclarecimentos sobre questões ambientais.

As denúncias mais freqüentes estão relacionadas ao desmatamento, e à caça e pesca clandestinas. Assim, para atender de forma adequada a população, a equipe de atendimento foi treinada e está apta a fornecer qualquer tipo de informação e indicar o órgão responsável pela solicitação.

Segurança Ambiental – As ações da Polícia Militar Ambiental e informações sobre o meio ambiente preencherão a cada bimestre as páginas da revista Segurança Ambiental. A publicação não é dirigida somente aos policiais da corporação, mas também a advogados, delegados, juízes, técnicos de instituições governamentais e entidades privadas e a população interessada no tema.

O primeiro número trata de temas como segurança ambiental e pública, desenvolvimento sustentável, uso da água e danos causados pela irrigação do solo, entre outros assuntos. A publicação tem tiragem de três mil exemplares e distribuição gratuita. Será enviada para operadores de Direito (advogados, magistrados), polícia ambiental de Estados e municípios brasileiros e também para o Ibama e ONGs ligadas à causa ambiental, como a SOS Mata Atlântica. Interessados em conseguir a revista devem entrar em contato com o telefone (11) 3030-6625.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Segurança Pública
Da Agência Imprensa Oficial