Segurança: PM realiza Ação de Cidadania em região carente da Capital

Equipes trabalharam em escola estadual da Zona Sul

sex, 25/11/2005 - 17h28 | Do Portal do Governo

Numa região em que a presença do poder público é pouco visível, o 27º Batalhão da Polícia Militar (Grajaú) realiza a Ação Integrada da Cidadania. Todo mês, uma escola estadual é escolhida para que sejam oferecidos diversos serviços à população carente. A última delas aconteceu nestas quarta e quinta-feiras (23 e 24), na E.E. Cristiano Altenfelder Silva, na Vila Natal (Zona Sul da Capital).

Ivan Aparecido, de 17 anos, foi um dos moradores da região que procurou os serviços oferecidos. Livre dos preconceitos comuns aos meninos de sua idade, ele aproveitou a Ação Integrada para fazer as unhas. “É só para dar uma parada”, disse Ivan, que não queria ficar com sujeiras embaixo das unhas.

A Escola de Cabelereiros Teruya foi a preferida da população. Maria Francisca Evangelista Filha, dona da escola, levou 58 voluntários na quarta e 32 na quinta. “São todos alunos. É bom vir aqui porque eles estão aprendendo muito”, disse. Evangelista contou também que o serviço oferecido por esses profissionais em formação é o mesmo na escola ou fora dela.

Moradores elogiam iniciativa

O aluno da Teruya Jader Berones Campos, de 24 anos, elogiou a iniciativa. “Na minha região, eu faço isso por conta própria. Chamo a molecada e corto os cabelos. Quero participar sempre da Ação Integrada”, contou ele. Campos, que é morador da Vila Joaniza (Zona Sul) e se forma no curso em dois meses, sabe a importância de ações como esta.

No total, 250 adultos e crianças do sexo masculino, e 150 do sexo feminino cortaram seus cabelos; 300 pessoas fizeram as unhas. A mesma quantidade de pessoas procurou os exames de diabetes (350) e a aferição de pressão arterial (350), oferecidos pela Coordenadoria de Saúde de Parelheiros.

O Centro de Integração da Cidadania da Zona Sul de São Paulo (CIC-SUL), do Governo do Estado, esteve presente, oferecendo a 2ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito. Foram impressas, durante os dois dias do evento, 29, 2 e 1, respectivamente.

O Corpo de Bombeiros fez palestra sobre Primeiros Socorros na tarde de ontem, e a Polícia Ambiental montou uma exposição sobre animais silvestres. Na quarta feira, o advogado Paulo Romero e seu escritório prestaram assistência jurídica aos freqüentadores da Ação Integrada. Foram 26 consultas.

Houve palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – 500 preservativos foram distribuídos –, prevenção contra as drogas, preservação ambiental e higiene bucal – com entrega de 250 escovas e 250 cremes dentais. Por R$ 4,50, era possível fazer o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – além da Declaração de Isento para o Imposto de Renda.

Alunos contemplados

Na escola Cristiano Altenfelder Silva estudam 1.506 crianças e adolescentes. De acordo com a vice-diretora Amira Ali Ghandoura, as crianças se sentiram contempladas e trabalharam na divulgação da iniciativa: por meio da rádio local, de faixas e cartazes. “Atividades extraclasse como esta são muito importantes. Além disso, eles podem aprender muitas coisas imprescindíveis, como a prevenção de DST e drogas”, disse Amira.

Para o ano que vem, o 27º Batalhão preparou a lista das escolas onde serão realizadas as próximas ações com base nos resultados da Ronda Escolar. “Escolhi aqueles onde tivemos mais problemas”, diz a aspirante Aline Betânia Ribeiro de Mattos Carvalho, relações-públicas da unidade. Na região há 95 escolas estaduais.

Luisa Destri
Da Secretaria da Segurança Pública