Segurança: PM promove o 1º Encontro sobre Educação Inclusiva Total em Sorocaba

Mais de mil pessoas se inscreveram para participar do encontro

seg, 22/08/2005 - 20h38 | Do Portal do Governo

“Inscrições esgotadas”, afirma o tenente Rogério dos Santos Bizarro, coordenador do 1º Encontro sobre Educação Inclusiva Total, promovido pelo 40º Batalhão de Polícia Militar do Interior, de Votorantim, juntamente com a ONG Ceapa, o Sesi de Sorocaba, o Senai e a Delegacia Regional do Trabalho do Estado de São Paulo. O evento será realizado em dois dias: amanhã e no dia 24 de agosto.

Mais de mil pessoas se inscreveram para participar do encontro com o intuito de discutir formas de inclusão do deficiente físico e sensorial na sociedade. “O conceito de inclusão é muito mais amplo do que a integração”, comentou Bizarro. Ele acrescentou que todos os palestrantes confirmaram presença, e já adiantou: “Este evento será um sucesso”.

O encontro atenderá, principalmente, os moradores de Sorocaba e região. “A surpresa é que tem muita gente de São Paulo e Peruíbe que virá especialmente para o Edito”, relata o coordenador. As palestras serão realizadas no auditório do Sesi de Sorocaba, localizado na rua Gustavo Teixeira, s/n, no Mangal, Sorocaba (100 quilômetros a Oeste de São Paulo).

Mas para as pessoas que não verão as palestras, a dica é apreciar a exposição de produtos confeccionados pelos deficientes das entidades participantes. Estandes foram montados para divulgar trabalhos, e haverá ainda a apresentação de um teatro infantil nas dependências externas do Sesi.

Pensando no deficiente

O slogan adotado foi o Ser Diferente é Ser, já que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 14% da população mundial possui algum tipo de deficiência. “Este é um número considerável, por isso, a PM quer ampliar os canais de comunicação com os deficientes”, salientou o tenente.

São 33 entidades de apoio aos deficientes articuladas no seminário. Todas ajudaram na programação do evento. Para que os deficientes acompanhem o conteúdo exposto haverá uma equipe de intérpretes de libras – linguagem de sinais – fazendo a tradução simultânea. Quando forem apresentados slides, estes serão descritos em Braile para os participantes.

A data do encontro não foi escolhida aleatoriamente: “De 23 a 26 de agosto, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) instituiu a Semana do Deficiente”, comentou Bizarro. Ele lembrou que a Rede Globo produzirá um comercial sobre o encontro, que se será veiculado em 82 cidades.

Palestras

Nestes dois dias, oito palestras serão apresentadas. O Delegado Regional do Trabalho do Estado de São Paulo, Heiguiberto Guiba Della Navarro, falará sobre trabalho x deficiência. Já um pediatra debaterá o sentir médico frente às deficiências. Três mesas redondas, com participação de especialistas no tema, contarão com o envolvimento de pais, professores e deficientes. Além da apresentação de experiências bem sucedidas na área da indústria e do comércio.

O destaque fica para o debate sobre sexualidade com Cláudio Picazzio e para o Projeto Inclusão Pela Arte (Pipa). Autoridades prestigiarão o Edito, como o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, e o diretor do Senai, Helvécio Siqueira de Oliveira, dentre outros.

Joyce Ribeiro
da Assessoria de imprensa da Segurança Pública
C.A.