Segurança: PM frustra tentativa de seqüestro-relâmpago em SP

Assaltante é preso e vítima é libertada pela PM na Capital

qui, 04/08/2005 - 10h37 | Do Portal do Governo

Uma tentativa de seqüestro-relâmpago na Capital foi frustrada pela Polícia Militar, que prendeu um seqüestrador e resgatou a vítima, de 77 anos. O aposentado foi abordado por dois homens em Pinheiros, por volta das 10h30 desta quarta-feira, dia 3. Os dois assaltantes entraram no Audi A-3 da vítima e um deles assumiu a direção do veículo. Mas, a inexperiência do assaltante ao volante resultou em dois acidentes consecutivos e, em um deles a vítima sofreu ferimentos leves e foi resgatada.

A primeira colisão ocorreu na avenida Pedroso de Moraes. Após o acidente, um dos assaltantes desceu do Audi e, pessoas que passavam pelo local suspeitaram que se tratava de um seqüestro-relâmpago. A Polícia Militar foi informada e um soldado do Policiamento Integrado da 2ª Cia. do 16º Batalhão conseguiu localizar o Audi que, a essa altura, já seguia com apenas dois ocupantes: o seqüestrador e a vítima.

Após um acidente na marginal Pinheiros, o seqüestrador foi preseo e a vítima levada para o Pronto Socorro do Hospital Universitário e, em seguida, transferida para o Hospital Albert Einsten. O seqüestrador, também com ferimentos leves, foi levado para o PS do Hospital Bandeirantes, onde recebeu atendimento e foi liberado para a Polícia.

Seqüestro-relâmpago

A exemplo dos demais crimes considerados violentos, os seqüestros-relâmpagos apresentam queda constante. A média mensal do último trimestre de 2004, na Capital, é de 140 casos de seqüestro-relâmpago registrados. E, neste ano, a média mensal é de 109, representando uma variação de -22%.

Extorsão Mediante Seqüestro cai 38%

De acordo com dados divulgados na última segunda-feira pelo secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, de abril a junho os casos de extorsão mediante seqüestro sofreram queda de 38% em todo o Estado, em comparação ao mesmo período do ano passado. E, de 20 de março até 8 de maio deste ano, não foi registrado nenhum caso nesta modalidade de crime na Capital.

De acordo com a Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP), este tipo de crime está em constante queda. Os esforços da polícia para combater este tipo de crime estão dando resultado: comparando os números de 2002 com os atuais, nota-se uma redução de 73% nos crimes de extorsão mediante seqüestro.

Atualmente, 794 seqüestradores estão presos no Estado de São Paulo. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, este número se deve ao serviço de inteligência da Polícia, à ajuda do Disk Denúncia, e ao apoio da sociedade nas operações das polícias Civil e Militar.

Da Secrtetaria de Segurança Pública

J.C.